Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63605

Comparte esta pagina

Título : O ensino-aprendizagem do balé clássico para crianças
Autor : Porciúncula, Amanda Bacelar
Palabras clave : Balé Clássico; Formação docente; Ludicidade; Metodologias pedagógicas; Primeira infância
Fecha de publicación : 5-may-2025
Citación : Porciúncula, Amanda Bacelar. O ensino-aprendizagem do balé clássico para crianças. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Esta monografia buscou refletir e investigar metodologias e práticas pedagógicas para o ensino do balé clássico para crianças de 2 a 6 anos, considerando seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Parte-se da percepção de que muitos profissionais não possuem formação adequada, o que compromete a qualidade do ensino e o pleno desenvolvimento infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, foi realizada em três etapas: revisão bibliográfica, observação de aulas baseadas nos métodos russo e inglês, respectivamente Método Vaganova e Royal Academy of Dancing, e entrevistas com professoras atuantes na área. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico adotado, no qual, os principais diálogos foram estabelecidos com autores, tais como: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Isabel Marques e Rudolf Laban. O estudo oferece contribuições teóricas e práticas para o aprimoramento da pedagogia do balé infantil, incentivando um olhar mais sensível e qualificado sobre o ensino na primeira infância.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63605
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Amanda Bacelar Porciúncula.pdf587,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons