Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63546
Share on
Title: | A paisagem como elemento no Ensino de Geografia nos anos iniciais : ensino fundamental |
Authors: | FREIRE, Josefa Graciele Fragoso |
Keywords: | Geografia; Paisagem; Educação |
Issue Date: | 11-Apr-2025 |
Citation: | FREIRE, Josefa Graciele Fragoso. A paisagem como elemento no Ensino de Geografia nos anos iniciais: ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este artigo reflete sobre a importância das experiências e do conhecimento prévio de alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, com foco no conceito de Paisagem. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa e exploratória, enfatizando a flexibilidade metodológica como um recurso essencial para aprofundar a investigação e estabelecer conexões significativas entre os conteúdos geográficos e o contexto vivido pelos estudantes. Os resultados evidenciam que o imaginário desempenha um papel fundamental na educação, onde representações visuais de paisagens, sejam naturais ou construídas, funcionam como ferramentas eficazes para despertar o interesse dos alunos e promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico e das relações que os indivíduos estabelecem com ele. Conclui-se que esses vínculos emocionais, juntamente com a atribuição de significado ao aprendizado, são fundamentais para um engajamento ativo e uma reflexão mais aprofundada dos estudantes. Ao eleger a paisagem como objeto de estudo, a Geografia abre caminhos para discutir temas relevantes como identidade, cultura e questões ambientais, conferindo maior pertinência ao processo educativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63546 |
Appears in Collections: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Josefa Graciele Fragoso Freire.pdf | 742,29 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License