Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63546

Share on

Title: A paisagem como elemento no Ensino de Geografia nos anos iniciais : ensino fundamental
Authors: FREIRE, Josefa Graciele Fragoso
Keywords: Geografia; Paisagem; Educação
Issue Date: 11-Apr-2025
Citation: FREIRE, Josefa Graciele Fragoso. A paisagem como elemento no Ensino de Geografia nos anos iniciais: ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este artigo reflete sobre a importância das experiências e do conhecimento prévio de alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, com foco no conceito de Paisagem. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa e exploratória, enfatizando a flexibilidade metodológica como um recurso essencial para aprofundar a investigação e estabelecer conexões significativas entre os conteúdos geográficos e o contexto vivido pelos estudantes. Os resultados evidenciam que o imaginário desempenha um papel fundamental na educação, onde representações visuais de paisagens, sejam naturais ou construídas, funcionam como ferramentas eficazes para despertar o interesse dos alunos e promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico e das relações que os indivíduos estabelecem com ele. Conclui-se que esses vínculos emocionais, juntamente com a atribuição de significado ao aprendizado, são fundamentais para um engajamento ativo e uma reflexão mais aprofundada dos estudantes. Ao eleger a paisagem como objeto de estudo, a Geografia abre caminhos para discutir temas relevantes como identidade, cultura e questões ambientais, conferindo maior pertinência ao processo educativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63546
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Josefa Graciele Fragoso Freire.pdf742,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons