Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63546

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Lucivânio Jatobá de-
dc.contributor.authorFREIRE, Josefa Graciele Fragoso-
dc.date.accessioned2025-06-02T22:00:34Z-
dc.date.available2025-06-02T22:00:34Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationFREIRE, Josefa Graciele Fragoso. A paisagem como elemento no Ensino de Geografia nos anos iniciais: ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63546-
dc.description.abstractEste artigo reflete sobre a importância das experiências e do conhecimento prévio de alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem da Geografia, com foco no conceito de Paisagem. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa e exploratória, enfatizando a flexibilidade metodológica como um recurso essencial para aprofundar a investigação e estabelecer conexões significativas entre os conteúdos geográficos e o contexto vivido pelos estudantes. Os resultados evidenciam que o imaginário desempenha um papel fundamental na educação, onde representações visuais de paisagens, sejam naturais ou construídas, funcionam como ferramentas eficazes para despertar o interesse dos alunos e promover uma compreensão mais profunda do espaço geográfico e das relações que os indivíduos estabelecem com ele. Conclui-se que esses vínculos emocionais, juntamente com a atribuição de significado ao aprendizado, são fundamentais para um engajamento ativo e uma reflexão mais aprofundada dos estudantes. Ao eleger a paisagem como objeto de estudo, a Geografia abre caminhos para discutir temas relevantes como identidade, cultura e questões ambientais, conferindo maior pertinência ao processo educativo.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA paisagem como elemento no Ensino de Geografia nos anos iniciais : ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5047968131675220pt_BR
dc.description.abstractxThis article reflects on the importance of students' and teachers' experiences and prior knowledge in the teaching-learning process of Geography, focusing on the concept of Landscape. The research uses a qualitative and exploratory methodology, emphasizing methodological flexibility as an essential resource to deepen the investigation and establish meaningful connections between geographic content and the context experienced by students. The results show that the imaginary plays a fundamental role in education, where visual representations of landscapes, whether natural or constructed, function as effective tools to awaken students' interest and promote a deeper understanding of geographic space and the relationships that individuals establish with it. It is concluded that these emotional bonds, together with the attribution of meaning to learning, are fundamental for active engagement and deeper reflection by students. By choosing landscape as an object of study, Geography opens up avenues to discuss relevant topics such as identity, culture and environmental issues, giving greater relevance to the educational process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Josefa Graciele Fragoso Freire.pdf742,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons