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Título : ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA E A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ACERCA DO FENÔMENO DE MONOTONGAÇÃO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL
Autor : ARAÚJO, Bruna Leandro de
Palabras clave : Atividade epilinguística; Preconceito linguístico; Monotongação
Fecha de publicación : 15-abr-2025
Citación : ARAUJO, Bruna Leandro de. ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA E A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ACERCA DO FENÔMENO DE MONOTONGAÇÃO: uma proposta possível. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A partir da década de 80, repensar práticas para um ensino mais inclusivo e reflexivo nas aulas de Língua Portuguesa vem se tornando cada vez mais comum, principalmente quando falamos de variação e usos da língua. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho por meio da atividade epilinguística com o fenômeno da monotongação para o Ensino Fundamental Anos Finais, visando promover abordagens que valorize a diversidade linguística e estimule a reflexão sobre os usos linguísticos. Para tal, utilizamos os estudos de Bagno (1999) acerca do Preconceito Linguístico; Zilles e Faraco (2015) sobre Variação; Hora (2009, n.p), Bortoni-Ricardo (2004) e Cagliari (2002) a respeito do fenômeno de monotongação; Franchi (1991) e Geraldi (2002) para a atividade epilinguística. Dessa forma, provamos a importância de se incluir as atividades epilinguísticas no ensino de língua, enquanto prática reflexiva, para desconstruir concepções equivocadas sobre o processo de monotongação, promovendo reflexões que favorecem um ensino mais inclusivo e significativo do Português nas escolas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63531
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

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