Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63531

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorATAÍDE, Cleber Alves de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Bruna Leandro de-
dc.date.accessioned2025-06-02T16:32:29Z-
dc.date.available2025-06-02T16:32:29Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-05-21-
dc.identifier.citationARAUJO, Bruna Leandro de. ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA E A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ACERCA DO FENÔMENO DE MONOTONGAÇÃO: uma proposta possível. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63531-
dc.description.abstractA partir da década de 80, repensar práticas para um ensino mais inclusivo e reflexivo nas aulas de Língua Portuguesa vem se tornando cada vez mais comum, principalmente quando falamos de variação e usos da língua. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho por meio da atividade epilinguística com o fenômeno da monotongação para o Ensino Fundamental Anos Finais, visando promover abordagens que valorize a diversidade linguística e estimule a reflexão sobre os usos linguísticos. Para tal, utilizamos os estudos de Bagno (1999) acerca do Preconceito Linguístico; Zilles e Faraco (2015) sobre Variação; Hora (2009, n.p), Bortoni-Ricardo (2004) e Cagliari (2002) a respeito do fenômeno de monotongação; Franchi (1991) e Geraldi (2002) para a atividade epilinguística. Dessa forma, provamos a importância de se incluir as atividades epilinguísticas no ensino de língua, enquanto prática reflexiva, para desconstruir concepções equivocadas sobre o processo de monotongação, promovendo reflexões que favorecem um ensino mais inclusivo e significativo do Português nas escolas.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade epilinguísticapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectMonotongaçãopt_BR
dc.titleATIVIDADE EPILINGUÍSTICA E A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ACERCA DO FENÔMENO DE MONOTONGAÇÃO: UMA PROPOSTA POSSÍVELpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9831122535464432pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4301066659702331pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruna Leandro de Araújo.pdf316,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons