Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63531
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ATAÍDE, Cleber Alves de | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Bruna Leandro de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T16:32:29Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T16:32:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-21 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Bruna Leandro de. ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA E A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ACERCA DO FENÔMENO DE MONOTONGAÇÃO: uma proposta possível. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63531 | - |
dc.description.abstract | A partir da década de 80, repensar práticas para um ensino mais inclusivo e reflexivo nas aulas de Língua Portuguesa vem se tornando cada vez mais comum, principalmente quando falamos de variação e usos da língua. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho por meio da atividade epilinguística com o fenômeno da monotongação para o Ensino Fundamental Anos Finais, visando promover abordagens que valorize a diversidade linguística e estimule a reflexão sobre os usos linguísticos. Para tal, utilizamos os estudos de Bagno (1999) acerca do Preconceito Linguístico; Zilles e Faraco (2015) sobre Variação; Hora (2009, n.p), Bortoni-Ricardo (2004) e Cagliari (2002) a respeito do fenômeno de monotongação; Franchi (1991) e Geraldi (2002) para a atividade epilinguística. Dessa forma, provamos a importância de se incluir as atividades epilinguísticas no ensino de língua, enquanto prática reflexiva, para desconstruir concepções equivocadas sobre o processo de monotongação, promovendo reflexões que favorecem um ensino mais inclusivo e significativo do Português nas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 16p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividade epilinguística | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Monotongação | pt_BR |
dc.title | ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA E A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO ACERCA DO FENÔMENO DE MONOTONGAÇÃO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9831122535464432 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4301066659702331 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruna Leandro de Araújo.pdf | 316,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons