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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63523
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Título : | Caminhos para a conservação ambiental em uma comunidade escolar : a educação para a sustentabilidade |
Autor : | SALES, Maria Elza Ferreira de |
Palabras clave : | Educação Ambiental; Sustentabilidade; Práticas sustentáveis; Cidadania; Currículo Integrado |
Fecha de publicación : | 27-mar-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SALES, Maria Elza Ferreira de. Caminhos para a conservação ambiental em uma comunidade escolar: a educação para a sustentabilidade. 2025. Dissertação (Ensino em Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Resumen : | A educação ambiental nas escolas é essencial para integrar práticas sustentáveis ao currículo, conforme demandam a Constituição Federal do Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Agenda 21. A abordagem/ação deve envolver toda a comunidade escolar e incluir atividades como campanhas de sensibilização, coleta seletiva, criação de hortas e uso consciente de recursos naturais. Este trabalho objetivou promover a compreensão crítica dos estudantes sobre o ambiente escolar, desenvolvendo valores e atitudes que favoreçam um aprender/fazer para sustentabilidade. Os objetivos específicos incluíram refletir sobre a interdependência entre humanos e natureza, avaliar as condições ambientais do espaço escolar e realizar atividades que incentivem a preservação ambiental. Foi desenvolvida uma sequência didática em cinco etapas: observação do espaço escolar, registro fotográfico e descrição, pesquisa sobre a educação ambiental e sua importância, uma roda de conversa e construção do conhecimento, e um plano de ação com propostas de melhorias para o espaço escolar. Para esse último foi planejado um instrumento norteador para a escola, intitulado Agenda Jerônimo Gueiros e um guia sobre educação ambiental, contendo seis páginas de orientações para a escola. As áreas externas foram as principais citadas pelos estudantes, para serem utilizadas como espaços pedagógicos e um problema relatado foi sobre a água que bebem. As análises dos resultados, incluindo fotografias e textos dos estudantes do Terceiro Ano da EREM Jerônimo Gueiros no ano de 2024, destacam a importância da educação ambiental para formar cidadãos críticos e preocupados com a sustentabilidade. A metodologia adotada, colocou os estudantes como protagonistas, servindo como exemplo para outras instituições educativas na formação de uma sociedade que, necessariamente, precisa ser mais consciente e responsável ecologicamente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63523 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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