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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63523

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Ednilza Maranhão dos-
dc.contributor.authorSALES, Maria Elza Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-06-02T13:05:49Z-
dc.date.available2025-06-02T13:05:49Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationSALES, Maria Elza Ferreira de. Caminhos para a conservação ambiental em uma comunidade escolar: a educação para a sustentabilidade. 2025. Dissertação (Ensino em Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63523-
dc.description.abstractA educação ambiental nas escolas é essencial para integrar práticas sustentáveis ao currículo, conforme demandam a Constituição Federal do Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Agenda 21. A abordagem/ação deve envolver toda a comunidade escolar e incluir atividades como campanhas de sensibilização, coleta seletiva, criação de hortas e uso consciente de recursos naturais. Este trabalho objetivou promover a compreensão crítica dos estudantes sobre o ambiente escolar, desenvolvendo valores e atitudes que favoreçam um aprender/fazer para sustentabilidade. Os objetivos específicos incluíram refletir sobre a interdependência entre humanos e natureza, avaliar as condições ambientais do espaço escolar e realizar atividades que incentivem a preservação ambiental. Foi desenvolvida uma sequência didática em cinco etapas: observação do espaço escolar, registro fotográfico e descrição, pesquisa sobre a educação ambiental e sua importância, uma roda de conversa e construção do conhecimento, e um plano de ação com propostas de melhorias para o espaço escolar. Para esse último foi planejado um instrumento norteador para a escola, intitulado Agenda Jerônimo Gueiros e um guia sobre educação ambiental, contendo seis páginas de orientações para a escola. As áreas externas foram as principais citadas pelos estudantes, para serem utilizadas como espaços pedagógicos e um problema relatado foi sobre a água que bebem. As análises dos resultados, incluindo fotografias e textos dos estudantes do Terceiro Ano da EREM Jerônimo Gueiros no ano de 2024, destacam a importância da educação ambiental para formar cidadãos críticos e preocupados com a sustentabilidade. A metodologia adotada, colocou os estudantes como protagonistas, servindo como exemplo para outras instituições educativas na formação de uma sociedade que, necessariamente, precisa ser mais consciente e responsável ecologicamente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPráticas sustentáveispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.titleCaminhos para a conservação ambiental em uma comunidade escolar : a educação para a sustentabilidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5484150869838597pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5812920432455297pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental education in schools is essential to integrate sustainable practices into the curriculum, as required by the Brazilian Federal Constitution, the National Environmental Education Policy (PNEA) and Agenda 21. The approach/action should involve the entire school community and include activities such as awareness campaigns, selective collection, creation of vegetable gardens and conscious use of natural resources. This work aimed to promote students' critical understanding of the school environment, developing values and attitudes that favor learning/doing for sustainability. The specific objectives included reflecting on the interdependence between humans and nature, evaluating the environmental conditions of the school space and carrying out activities that encourage environmental preservation. A five-step teaching sequence was developed: observation of the school space, photographic record and description, research on environmental education and its importance, a discussion circle and construction of knowledge, and an action plan with proposals for improvements to the school space. For this last step, a guiding instrument for the school was designed, entitled Agenda Jerônimo Gueiros and a guide on environmental education, containing six pages of guidelines for the school. The students mentioned the outdoor areas as the main areas to be used as educational spaces, and one problem reported was the water they drink. The analysis of the results, including photographs and texts by third-year students at EREM Jerônimo Gueiros in 2024, highlights the importance of environmental education to form critical citizens concerned with sustainability. The methodology adopted placed students as protagonists, serving as an example for other educational institutions in the formation of a society that necessarily needs to be more ecologically aware and responsible.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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DISSERTAÇÃO MariaElzaFerreiraDeSales.pdf
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