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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63523

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Título: Caminhos para a conservação ambiental em uma comunidade escolar : a educação para a sustentabilidade
Autor(es): SALES, Maria Elza Ferreira de
Palavras-chave: Educação Ambiental; Sustentabilidade; Práticas sustentáveis; Cidadania; Currículo Integrado
Data do documento: 27-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SALES, Maria Elza Ferreira de. Caminhos para a conservação ambiental em uma comunidade escolar: a educação para a sustentabilidade. 2025. Dissertação (Ensino em Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A educação ambiental nas escolas é essencial para integrar práticas sustentáveis ao currículo, conforme demandam a Constituição Federal do Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Agenda 21. A abordagem/ação deve envolver toda a comunidade escolar e incluir atividades como campanhas de sensibilização, coleta seletiva, criação de hortas e uso consciente de recursos naturais. Este trabalho objetivou promover a compreensão crítica dos estudantes sobre o ambiente escolar, desenvolvendo valores e atitudes que favoreçam um aprender/fazer para sustentabilidade. Os objetivos específicos incluíram refletir sobre a interdependência entre humanos e natureza, avaliar as condições ambientais do espaço escolar e realizar atividades que incentivem a preservação ambiental. Foi desenvolvida uma sequência didática em cinco etapas: observação do espaço escolar, registro fotográfico e descrição, pesquisa sobre a educação ambiental e sua importância, uma roda de conversa e construção do conhecimento, e um plano de ação com propostas de melhorias para o espaço escolar. Para esse último foi planejado um instrumento norteador para a escola, intitulado Agenda Jerônimo Gueiros e um guia sobre educação ambiental, contendo seis páginas de orientações para a escola. As áreas externas foram as principais citadas pelos estudantes, para serem utilizadas como espaços pedagógicos e um problema relatado foi sobre a água que bebem. As análises dos resultados, incluindo fotografias e textos dos estudantes do Terceiro Ano da EREM Jerônimo Gueiros no ano de 2024, destacam a importância da educação ambiental para formar cidadãos críticos e preocupados com a sustentabilidade. A metodologia adotada, colocou os estudantes como protagonistas, servindo como exemplo para outras instituições educativas na formação de uma sociedade que, necessariamente, precisa ser mais consciente e responsável ecologicamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63523
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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