Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63506
Compartilhe esta página
Título: | KANJI - Significados em movimento: uma animação explorando a relação signo/significado na escrita japonesa |
Autor(es): | Rodrigues, Leonardo Oliveira |
Palavras-chave: | Animação; Design Gráfico Animado; Audiovisual; Japonês; Kanji |
Data do documento: | 11-Abr-2025 |
Citação: | Rodrigues, Leonardo Oliveira. KANJI - Significados em movimento: uma animação explorando a relação signo/significado na escrita japonesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho consiste na concepção e desenvolvimento do projeto de uma animação gráfica que explora a escrita kanji japonesa básica e os significados individuais de seus símbolos, sendo também um registro das fases projetuais da animação, da mais inicial, a pré-produção; até a final, a pós-produção. É possível encontrar com certa facilidade elementos da cultura japonesa em diversas mídias audiovisuais e impressas no Brasil, país que possui a maior população japonesa fora do Japão, o que consequentemente gera um interesse por seus aspectos culturais e em especial, sua língua. Tendo em vista esse panorama, foi escolhida a mídia animação, formato significativo no mercado audiovisual brasileiro e internacional, para explorar o potencial gráfico dos caracteres ideográficos japoneses e seus significados a fim de gerar resultados artísticos, e em certa medida, educacionais para aqueles que se interessam em aprender japonês, em especial o kanji. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63506 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leonardo Oliveira Rodrigues.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
TCC Leonardo Oliveira Rodrigues.mp4 | 187,76 MB | MP4 | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons