Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63506
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leão, Gisela da Costa Lima Carneiro | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Leonardo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T19:03:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-30T19:03:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Leonardo Oliveira. KANJI - Significados em movimento: uma animação explorando a relação signo/significado na escrita japonesa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63506 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na concepção e desenvolvimento do projeto de uma animação gráfica que explora a escrita kanji japonesa básica e os significados individuais de seus símbolos, sendo também um registro das fases projetuais da animação, da mais inicial, a pré-produção; até a final, a pós-produção. É possível encontrar com certa facilidade elementos da cultura japonesa em diversas mídias audiovisuais e impressas no Brasil, país que possui a maior população japonesa fora do Japão, o que consequentemente gera um interesse por seus aspectos culturais e em especial, sua língua. Tendo em vista esse panorama, foi escolhida a mídia animação, formato significativo no mercado audiovisual brasileiro e internacional, para explorar o potencial gráfico dos caracteres ideográficos japoneses e seus significados a fim de gerar resultados artísticos, e em certa medida, educacionais para aqueles que se interessam em aprender japonês, em especial o kanji. | pt_BR |
dc.format.extent | 66 p. 1 vídeo (2min25s) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Design Gráfico Animado | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Japonês | pt_BR |
dc.subject | Kanji | pt_BR |
dc.title | KANJI - Significados em movimento: uma animação explorando a relação signo/significado na escrita japonesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0031169760939941 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work consists of the conception and development of a graphic animation project which explores basic Japanese kanji writing and the individual meaning of its symbols, being also a record of the design phases, from the earliest stages, pre-production; to the latest, post-production. It is possible to find elements of Japanese culture with relative ease in various audio-visual and printed media in Brazil, a country with the largest Japanese population outside Japan, which consequently sparks an interest in its cultural aspects, especially its language. In view of this panorama, animation was chosen as a medium of great significance in the Brazilian and International audiovisual market, to explore the graphic potential of Japanese ideographic characters and their meanings in order to generate artistic results, and to a certain extent, educational results for those interested in learning Japanese, especially kanji. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leonardo Oliveira Rodrigues.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
TCC Leonardo Oliveira Rodrigues.mp4 | 187,76 MB | MP4 | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons