Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63483

Compartilhe esta página

Título: Estratégias de comercialização para os produtores nas feiras de orgânicos com base em marketing de relacionamento : um estudo em Boa Vista-RR
Autor(es): SABIO NETO, Antonio
Palavras-chave: Marketing de relacionamento; Comunicação; Estratégias; Alimentos orgânicos
Data do documento: 7-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SABIO NETO, Antonio. Estratégias de comercialização para os produtores nas feiras de orgânicos com base em marketing de relacionamento: um estudo em Boa Vista-RR. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar as estratégias de comercialização de produtos orgânicos nas feiras livres de Boa Vista, Roraima, com base no marketing de relacionamento e na comunicação. Consequentemente, o estudo responde o questionamento de como decorrem essas estratégias de comercialização e comunicação desses produtos orgânicos como base nas teorias. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com características exploratórias e descritivas. O estudo, também, tem caráter exploratório, realizado por meio de uma pesquisa de campo, que utilizando um roteiro de entrevistas estruturadas, utilizando a análise de conteúdo de Bardin, teve por escopo estabelecer relações entre os objetos de estudo. Com essa pesquisa, objetivou-se caracterizar as estratégias de marketing de relacionamento e comunicação utilizados pelos produtores de alimentos orgânicos no âmbito regional, e com isso propor melhorias nas relações de comunicação e do marketing entre produtores e consumidores. Como resultado, pode-se identificar uma lacuna no uso de estratégias eficientes de marketing de relacionamento e ferramentas tecnológicas de comunicação, a exemplo do CRM. A relação entre consumidores e produtores tem como principal característica a confiança como base, uma vez que as relações comerciais são de contato pessoal, ou por vezes por meio de aplicativos de mensagens. Tal situação abre margem e oportunidades para o emprego de estratégias de marketing de relacionamento e comunicação com vistas a fidelizar o cliente, melhorar o atendimento e consequentemente, a lucratividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63483
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Antonio Sabio Neto.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons