Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63483

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorSABIO NETO, Antonio-
dc.date.accessioned2025-05-29T22:31:42Z-
dc.date.available2025-05-29T22:31:42Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.citationSABIO NETO, Antonio. Estratégias de comercialização para os produtores nas feiras de orgânicos com base em marketing de relacionamento: um estudo em Boa Vista-RR. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63483-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo caracterizar as estratégias de comercialização de produtos orgânicos nas feiras livres de Boa Vista, Roraima, com base no marketing de relacionamento e na comunicação. Consequentemente, o estudo responde o questionamento de como decorrem essas estratégias de comercialização e comunicação desses produtos orgânicos como base nas teorias. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com características exploratórias e descritivas. O estudo, também, tem caráter exploratório, realizado por meio de uma pesquisa de campo, que utilizando um roteiro de entrevistas estruturadas, utilizando a análise de conteúdo de Bardin, teve por escopo estabelecer relações entre os objetos de estudo. Com essa pesquisa, objetivou-se caracterizar as estratégias de marketing de relacionamento e comunicação utilizados pelos produtores de alimentos orgânicos no âmbito regional, e com isso propor melhorias nas relações de comunicação e do marketing entre produtores e consumidores. Como resultado, pode-se identificar uma lacuna no uso de estratégias eficientes de marketing de relacionamento e ferramentas tecnológicas de comunicação, a exemplo do CRM. A relação entre consumidores e produtores tem como principal característica a confiança como base, uma vez que as relações comerciais são de contato pessoal, ou por vezes por meio de aplicativos de mensagens. Tal situação abre margem e oportunidades para o emprego de estratégias de marketing de relacionamento e comunicação com vistas a fidelizar o cliente, melhorar o atendimento e consequentemente, a lucratividade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectAlimentos orgânicospt_BR
dc.titleEstratégias de comercialização para os produtores nas feiras de orgânicos com base em marketing de relacionamento : um estudo em Boa Vista-RRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6711552561006737pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to characterize the marketing strategies for organic products in street markets in Boa Vista, Roraima, based on relationship marketing and communication. Consequently, the study answers the question of how these marketing and communication strategies for these organic products are based on theories. The research used a qualitative approach, with exploratory and descriptive characteristics. The study also has an exploratory character, carried out through field research, which used a structured interview script, using Bardin's content analysis, aimed to establish relationships between the objects of study. The objective of this research was to characterize the relationship marketing and communication strategies used by organic food producers in the region, and thus propose improvements in the communication and marketing relationships between producers and consumers. As a result, a gap can be identified in the use of efficient relationship marketing strategies and technological communication tools, such as CRM. The main characteristic of the relationship between consumers and producers is trust, since commercial relationships are based on personal contact, or sometimes through messaging applications. This situation opens up room and opportunities for the use of relationship marketing and communication strategies with a view to building customer loyalty, improving service and, consequently, profitability.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Antonio Sabio Neto.pdf2,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons