Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63464

Comparte esta pagina

Título : Análise da metodologia de tratativa de não conformidades aplicada aos casos de quebra do equipamento túnel de secagem em uma indústria alimentícia
Autor : DANTAS, Laís Borges
Palabras clave : Não conformidade; Análise da árvore de Falhas; FMEA; Quebra; Túnel de Secagem; Indústria alimentícia
Fecha de publicación : 4-abr-2025
Citación : DANTAS, Laís Borges. Análise da metodologia de tratativa de não conformidades aplicada aos casos de quebra do equipamento túnel de secagem em uma indústria alimentícia. 2025. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A tratativa de não conformidades é um requisito obrigatório para empresas que possuem ou desejam adquirir certificações em sistemas de gestão. Cada uma destas empresas desenvolve sua própria metodologia de investigação, porém todas possuem em comum o objetivo de eliminação de causas das não conformidades e melhoria contínua de seus processos. O presente estudo foi conduzido em uma indústria alimentícia multinacional, sendo o equipamento Túnel de Secagem o foco de análise deste trabalho. Este equipamento foi escolhido por estar presente em diversas linhas de produção de massas, apresentando reincidências de quebras, reforçando a percepção da ineficiência da metodologia RAC de tratativa de não conformidades adotada pela empresa. O estudo possui caráter diagnóstico e seu foco foi a análise crítica da metodologia RAC e proposição de melhorias que colaborassem para o alcance do objetivo de erradicação de não conformidades. Foi proposta a inclusão de novas ferramentas da qualidade como complemento às já existentes na metodologia RAC, como o diagrama de afinidades, assim como a substituição de ferramentas por outras que se adequem melhor à proposta, tais como a Análise da Árvore de Falhas (FTA) e o FMEA. Além disso, sugestões de inclusão de novas etapas, como análise do histórico de quebras do equipamento e análise de abrangência do plano de ação são discutidas. Como resultado, obteve-se uma metodologia alternativa que elimina as dificuldades identificadas no diagnóstico do RAC, e que, se aplicada, trará não só uma redução na ocorrência de quebras do equipamento Túnel de Secagem, mas também maior desempenho operacional das linhas de produção de massas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63464
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Laís Borges Dantas.pdf1,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons