Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328

Share on

Title: O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança.
Authors: SANTANA, Amanda Nascimento
Keywords: Educação Infantil; Ambientes Sociomorais; Desenvolvimento Moral; Infância
Issue Date: 20-Dec-2023
Citation: SANTANA, Amanda Nascimento. O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Ambiente sociomoral é um termo que compreende a abrangência de todas as relações da criança como importantes para seu desenvolvimento moral, dentre elas, as relações adulto-criança se destacam. Tendo em vista isso, traçamos como objetivo geral a análise das marcas dessas relações no ambiente sociomoral de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Recife. Para atingi-lo realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados observações guiadas por diário de campo em uma turma de grupo V, que possuía como responsáveis uma professora e uma estagiária. Obtivemos como resultados uma relação adulto-criança marcada pela centralização do poder na educadora, regras expiatórias, crianças inibidas de participarem da construção de regras, conflitos tomados por lições de morais, reforço ao respeito unilateral, caracterizando-se assim, um ambiente sociomoral coercitivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Amanda Nascimento Santana.pdf377,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons