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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Catarina Carneiro-
dc.contributor.authorSANTANA, Amanda Nascimento-
dc.date.accessioned2025-05-20T19:10:21Z-
dc.date.available2025-05-20T19:10:21Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationSANTANA, Amanda Nascimento. O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328-
dc.description.abstractAmbiente sociomoral é um termo que compreende a abrangência de todas as relações da criança como importantes para seu desenvolvimento moral, dentre elas, as relações adulto-criança se destacam. Tendo em vista isso, traçamos como objetivo geral a análise das marcas dessas relações no ambiente sociomoral de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Recife. Para atingi-lo realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados observações guiadas por diário de campo em uma turma de grupo V, que possuía como responsáveis uma professora e uma estagiária. Obtivemos como resultados uma relação adulto-criança marcada pela centralização do poder na educadora, regras expiatórias, crianças inibidas de participarem da construção de regras, conflitos tomados por lições de morais, reforço ao respeito unilateral, caracterizando-se assim, um ambiente sociomoral coercitivo.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAmbientes Sociomoraispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Moralpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleO ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2098606429982324pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1895935657182946pt_BR
dc.description.abstractxSociomoral environment is a term that understands the scope of all the child's relationships as important for their moral development, among them, the adult-child relationships stand out. In view of this, we outlined as a general objective the analysis of the marks of these relationships in the socio-moral environment of a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in Recife. To achieve this, we conducted a qualitative research, of the case study type. We used as an instrument for data collection guided observations by field diary in a group V class, which had a teacher and an intern as leaders. The results were an adult-child relationship marked by the centralization of power in the educator, expiatory rules, children inhibited from participating in the construction of rules, conflicts taken by moral lessons, reinforcement of unilateral respect, thus characterizing a coercive socio-moral environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEC- DEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8354-0744pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

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