Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Catarina Carneiro | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Amanda Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T19:10:21Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20T19:10:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Amanda Nascimento. O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328 | - |
dc.description.abstract | Ambiente sociomoral é um termo que compreende a abrangência de todas as relações da criança como importantes para seu desenvolvimento moral, dentre elas, as relações adulto-criança se destacam. Tendo em vista isso, traçamos como objetivo geral a análise das marcas dessas relações no ambiente sociomoral de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Recife. Para atingi-lo realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados observações guiadas por diário de campo em uma turma de grupo V, que possuía como responsáveis uma professora e uma estagiária. Obtivemos como resultados uma relação adulto-criança marcada pela centralização do poder na educadora, regras expiatórias, crianças inibidas de participarem da construção de regras, conflitos tomados por lições de morais, reforço ao respeito unilateral, caracterizando-se assim, um ambiente sociomoral coercitivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Sociomorais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Moral | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.title | O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2098606429982324 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1895935657182946 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sociomoral environment is a term that understands the scope of all the child's relationships as important for their moral development, among them, the adult-child relationships stand out. In view of this, we outlined as a general objective the analysis of the marks of these relationships in the socio-moral environment of a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in Recife. To achieve this, we conducted a qualitative research, of the case study type. We used as an instrument for data collection guided observations by field diary in a group V class, which had a teacher and an intern as leaders. The results were an adult-child relationship marked by the centralization of power in the educator, expiatory rules, children inhibited from participating in the construction of rules, conflicts taken by moral lessons, reinforcement of unilateral respect, thus characterizing a coercive socio-moral environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DEC- DEPARTAMENTO DE ENSINO E CURRÍCULO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8354-0744 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Nascimento Santana.pdf | 377,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons