Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328

Compartilhe esta página

Título: O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança.
Autor(es): SANTANA, Amanda Nascimento
Palavras-chave: Educação Infantil; Ambientes Sociomorais; Desenvolvimento Moral; Infância
Data do documento: 20-Dez-2023
Citação: SANTANA, Amanda Nascimento. O ambiente sociomoral em uma escola de Educação Infantil: reflexões sobre a relação adulto-criança. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Ambiente sociomoral é um termo que compreende a abrangência de todas as relações da criança como importantes para seu desenvolvimento moral, dentre elas, as relações adulto-criança se destacam. Tendo em vista isso, traçamos como objetivo geral a análise das marcas dessas relações no ambiente sociomoral de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Recife. Para atingi-lo realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados observações guiadas por diário de campo em uma turma de grupo V, que possuía como responsáveis uma professora e uma estagiária. Obtivemos como resultados uma relação adulto-criança marcada pela centralização do poder na educadora, regras expiatórias, crianças inibidas de participarem da construção de regras, conflitos tomados por lições de morais, reforço ao respeito unilateral, caracterizando-se assim, um ambiente sociomoral coercitivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63328
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Nascimento Santana.pdf377,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons