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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63271

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Título: Judô como ferramenta de interação social entre crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão bibliográfica
Autor(es): NASCIMENTO, Késsia Santana
Palavras-chave: Judô; Interação social; TEA (Transtorno do espectro autista); Criança
Data do documento: 31-Mar-2025
Citação: NASCIMENTO, Késsia Santana. Judô como ferramenta de interação social entre crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A modalidade esportiva de combate, como o judô, pode contribuir para o desenvolvimento social de crianças, facilitando a interação entre elas. No entanto, ainda existem dúvidas sobre a eficácia dessa modalidade esportiva em melhorar a interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da prática do judô na interação social de crianças com TEA por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Scielo, PubMed, WorldWideScience, ScienceDirect. Na busca eletrônica, foram utilizados os descritores “Transtorno do espectro autista”, “autismo”, “crianças com TEA” “Judô”, “benefícios”, “interação social”, e “saúde”. Para garantir a relevância e a atualidade dos resultados, os critérios de elegibilidade para esta pesquisa foram estabelecidos da seguinte forma: Estudos que abordem o Judô como tema principal; amostras que incluam crianças com TEA; estudos publicados em português ou inglês; estudos publicados nos últimos 16 anos. Um total de 47 artigos foram identificados de acordo com as estratégias de busca da pesquisa, no qual, 4 artigos atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados indicam que a prática do judô pode contribuir para a melhoria da interação social, da comunicação, da atenção compartilhada e da reciprocidade nas interações sociais. Conclui-se que o judô pode ser uma estratégia eficaz para promover a socialização de crianças com TEA. No entanto, devido ao número reduzido de estudos encontrados, são necessárias mais pesquisas para fortalecer a evidência científica e compreender melhor os mecanismos envolvidos nesses benefícios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63271
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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