Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63271

Comparte esta pagina

Título : Judô como ferramenta de interação social entre crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão bibliográfica
Autor : NASCIMENTO, Késsia Santana
Palabras clave : Judô; Interação social; TEA (Transtorno do espectro autista); Criança
Fecha de publicación : 31-mar-2025
Citación : NASCIMENTO, Késsia Santana. Judô como ferramenta de interação social entre crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A modalidade esportiva de combate, como o judô, pode contribuir para o desenvolvimento social de crianças, facilitando a interação entre elas. No entanto, ainda existem dúvidas sobre a eficácia dessa modalidade esportiva em melhorar a interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da prática do judô na interação social de crianças com TEA por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Scielo, PubMed, WorldWideScience, ScienceDirect. Na busca eletrônica, foram utilizados os descritores “Transtorno do espectro autista”, “autismo”, “crianças com TEA” “Judô”, “benefícios”, “interação social”, e “saúde”. Para garantir a relevância e a atualidade dos resultados, os critérios de elegibilidade para esta pesquisa foram estabelecidos da seguinte forma: Estudos que abordem o Judô como tema principal; amostras que incluam crianças com TEA; estudos publicados em português ou inglês; estudos publicados nos últimos 16 anos. Um total de 47 artigos foram identificados de acordo com as estratégias de busca da pesquisa, no qual, 4 artigos atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados indicam que a prática do judô pode contribuir para a melhoria da interação social, da comunicação, da atenção compartilhada e da reciprocidade nas interações sociais. Conclui-se que o judô pode ser uma estratégia eficaz para promover a socialização de crianças com TEA. No entanto, devido ao número reduzido de estudos encontrados, são necessárias mais pesquisas para fortalecer a evidência científica e compreender melhor os mecanismos envolvidos nesses benefícios.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63271
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Késsia Santana Nascimento.pdf247,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons