Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63271
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | KOHL, Henrique Gerson | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Késsia Santana | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T12:19:21Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16T12:19:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Késsia Santana. Judô como ferramenta de interação social entre crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63271 | - |
dc.description.abstract | A modalidade esportiva de combate, como o judô, pode contribuir para o desenvolvimento social de crianças, facilitando a interação entre elas. No entanto, ainda existem dúvidas sobre a eficácia dessa modalidade esportiva em melhorar a interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar os efeitos da prática do judô na interação social de crianças com TEA por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Scielo, PubMed, WorldWideScience, ScienceDirect. Na busca eletrônica, foram utilizados os descritores “Transtorno do espectro autista”, “autismo”, “crianças com TEA” “Judô”, “benefícios”, “interação social”, e “saúde”. Para garantir a relevância e a atualidade dos resultados, os critérios de elegibilidade para esta pesquisa foram estabelecidos da seguinte forma: Estudos que abordem o Judô como tema principal; amostras que incluam crianças com TEA; estudos publicados em português ou inglês; estudos publicados nos últimos 16 anos. Um total de 47 artigos foram identificados de acordo com as estratégias de busca da pesquisa, no qual, 4 artigos atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados indicam que a prática do judô pode contribuir para a melhoria da interação social, da comunicação, da atenção compartilhada e da reciprocidade nas interações sociais. Conclui-se que o judô pode ser uma estratégia eficaz para promover a socialização de crianças com TEA. No entanto, devido ao número reduzido de estudos encontrados, são necessárias mais pesquisas para fortalecer a evidência científica e compreender melhor os mecanismos envolvidos nesses benefícios. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Judô | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | TEA (Transtorno do espectro autista) | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Judô como ferramenta de interação social entre crianças com transtorno do espectro autista : uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5748430865476746 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The combat sport modality, such as judo, can contribute to the social development of children by facilitating interaction among them. However, there are still uncertainties regarding the effectiveness of this sport in improving the social interaction of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). In light of this, the present study aimed to investigate the effects of judo practice on the social interaction of children with ASD through a systematic literature review. Searches were conducted in the following databases: Scielo, PubMed, WorldWideScience, and ScienceDirect. The electronic search used the descriptors “Autism Spectrum Disorder,” “autism,” “children with ASD,” “judo,” “benefits,” “social interaction,” and “health.” To ensure the relevance and timeliness of the results, the eligibility criteria for this research were established as follows: studies that focus on judo as the main topic; samples including children with ASD; studies published in Portuguese or English; and studies published within the last 16 years. A total of 47 articles were identified based on the research search strategies, of which 4 met the eligibility criteria. The results indicate that judo practice may contribute to the improvement of social interaction, communication, shared attention, and reciprocity in social interactions. It is concluded that judo can be an effective strategy to promote the socialization of children with ASD. However, due to the limited number of studies found, further research is needed to strengthen scientific evidence and better understand the mechanisms involved in these benefits. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Késsia Santana Nascimento.pdf | 247,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons