Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219
Compartilhe esta página
Título: | Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE |
Autor(es): | FIRMINO, Adrielle Maria Oliveira SANTOS, Keyla Thaís Novais |
Palavras-chave: | Secretariado Executivo; Vieses Heurísticos; Estilos de Aprendizagem |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Citação: | FIRMINO, Adrielle.; SANTOS, Keyla. Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Cursos (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A pesquisa descreve os vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Secretariado Executivo noturno da UFPE, destacando os desafios enfrentados por aqueles que conciliam trabalho e estudo. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, baseado em revisão bibliográfica e aplicação de questionários. A abordagem teórica fundamenta-se nos conceitos de tomada de decisão de Bazerman e Moore (2013) e nas concepções educacionais de Vygotsky (2009), considerando o impacto dos vieses de disponibilidade, confirmação e representatividade no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a sobrecarga de atividades e a gestão do tempo afetam significativamente o envolvimento acadêmico, refletindo-se na baixa adesão às pesquisas e na interação limitada com metodologias ativas. Além disso, parte dos estudantes demonstrou desinteresse pelas atividades acadêmicas, o que compromete sua participação em práticas que demandam maior envolvimento intelectual. De acordo com Roesch (2013), a definição clara do problema e a coerência metodológica são essenciais para garantir a qualidade da pesquisa, reforçando a importância de estratégias que estimulem o engajamento dos discentes. Assim, os achados contribuem para a compreensão das necessidades dos estudantes de Secretariado Executivo e fornecem contribuições para a adaptação de estratégias pedagógicas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Adrielle Maria Oliveira Firmino_Keyla Thaís Novais Santos.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons