Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219

Compartilhe esta página

Título: Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE
Autor(es): FIRMINO, Adrielle Maria Oliveira
SANTOS, Keyla Thaís Novais
Palavras-chave: Secretariado Executivo; Vieses Heurísticos; Estilos de Aprendizagem
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: FIRMINO, Adrielle.; SANTOS, Keyla. Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Cursos (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A pesquisa descreve os vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Secretariado Executivo noturno da UFPE, destacando os desafios enfrentados por aqueles que conciliam trabalho e estudo. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, baseado em revisão bibliográfica e aplicação de questionários. A abordagem teórica fundamenta-se nos conceitos de tomada de decisão de Bazerman e Moore (2013) e nas concepções educacionais de Vygotsky (2009), considerando o impacto dos vieses de disponibilidade, confirmação e representatividade no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a sobrecarga de atividades e a gestão do tempo afetam significativamente o envolvimento acadêmico, refletindo-se na baixa adesão às pesquisas e na interação limitada com metodologias ativas. Além disso, parte dos estudantes demonstrou desinteresse pelas atividades acadêmicas, o que compromete sua participação em práticas que demandam maior envolvimento intelectual. De acordo com Roesch (2013), a definição clara do problema e a coerência metodológica são essenciais para garantir a qualidade da pesquisa, reforçando a importância de estratégias que estimulem o engajamento dos discentes. Assim, os achados contribuem para a compreensão das necessidades dos estudantes de Secretariado Executivo e fornecem contribuições para a adaptação de estratégias pedagógicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adrielle Maria Oliveira Firmino_Keyla Thaís Novais Santos.pdf3,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons