Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Simone Dias de-
dc.contributor.authorFIRMINO, Adrielle Maria Oliveira-
dc.contributor.authorSANTOS, Keyla Thaís Novais-
dc.date.accessioned2025-05-14T17:42:55Z-
dc.date.available2025-05-14T17:42:55Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationFIRMINO, Adrielle.; SANTOS, Keyla. Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Cursos (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219-
dc.description.abstractA pesquisa descreve os vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Secretariado Executivo noturno da UFPE, destacando os desafios enfrentados por aqueles que conciliam trabalho e estudo. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, baseado em revisão bibliográfica e aplicação de questionários. A abordagem teórica fundamenta-se nos conceitos de tomada de decisão de Bazerman e Moore (2013) e nas concepções educacionais de Vygotsky (2009), considerando o impacto dos vieses de disponibilidade, confirmação e representatividade no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a sobrecarga de atividades e a gestão do tempo afetam significativamente o envolvimento acadêmico, refletindo-se na baixa adesão às pesquisas e na interação limitada com metodologias ativas. Além disso, parte dos estudantes demonstrou desinteresse pelas atividades acadêmicas, o que compromete sua participação em práticas que demandam maior envolvimento intelectual. De acordo com Roesch (2013), a definição clara do problema e a coerência metodológica são essenciais para garantir a qualidade da pesquisa, reforçando a importância de estratégias que estimulem o engajamento dos discentes. Assim, os achados contribuem para a compreensão das necessidades dos estudantes de Secretariado Executivo e fornecem contribuições para a adaptação de estratégias pedagógicas.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectVieses Heurísticospt_BR
dc.subjectEstilos de Aprendizagempt_BR
dc.titleVieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8996467818150220pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9736215493556700pt_BR
dc.description.abstractxThe research describes heuristic biases in the learning styles of evening Executive Secretariat students at UFPE, highlighting the challenges faced by those who balance work and study. This is a quantitative and descriptive study based on a literature review and the application of questionnaires. The theoretical approach is grounded in Bazerman and Moore (2013) decision-making concepts and Vygotsky’s (2009) educational perspectives, considering the impact of availability, confirmation, and representativeness biases on the learning process. The results show that workload and time management significantly affect academic engagement, leading to low participation in research activities and limited interaction with active learning methodologies. Moreover, some students demonstrated a lack of interest in academic activities, which compromises their involvement in practices that require greater intellectual engagement. According to Roesch (2013), a clear problem definition and methodological consistency are essential to ensuring research quality, reinforcing the importance of strategies that encourage student engagement. Thus, the findings contribute to understanding the needs of Executive Secretariat students and provide insights for adapting pedagogical strategies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adrielle Maria Oliveira Firmino_Keyla Thaís Novais Santos.pdf3,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons