Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Simone Dias de | - |
dc.contributor.author | FIRMINO, Adrielle Maria Oliveira | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Keyla Thaís Novais | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T17:42:55Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T17:42:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-16 | - |
dc.identifier.citation | FIRMINO, Adrielle.; SANTOS, Keyla. Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Cursos (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa descreve os vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Secretariado Executivo noturno da UFPE, destacando os desafios enfrentados por aqueles que conciliam trabalho e estudo. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, baseado em revisão bibliográfica e aplicação de questionários. A abordagem teórica fundamenta-se nos conceitos de tomada de decisão de Bazerman e Moore (2013) e nas concepções educacionais de Vygotsky (2009), considerando o impacto dos vieses de disponibilidade, confirmação e representatividade no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a sobrecarga de atividades e a gestão do tempo afetam significativamente o envolvimento acadêmico, refletindo-se na baixa adesão às pesquisas e na interação limitada com metodologias ativas. Além disso, parte dos estudantes demonstrou desinteresse pelas atividades acadêmicas, o que compromete sua participação em práticas que demandam maior envolvimento intelectual. De acordo com Roesch (2013), a definição clara do problema e a coerência metodológica são essenciais para garantir a qualidade da pesquisa, reforçando a importância de estratégias que estimulem o engajamento dos discentes. Assim, os achados contribuem para a compreensão das necessidades dos estudantes de Secretariado Executivo e fornecem contribuições para a adaptação de estratégias pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.subject | Vieses Heurísticos | pt_BR |
dc.subject | Estilos de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8996467818150220 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9736215493556700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research describes heuristic biases in the learning styles of evening Executive Secretariat students at UFPE, highlighting the challenges faced by those who balance work and study. This is a quantitative and descriptive study based on a literature review and the application of questionnaires. The theoretical approach is grounded in Bazerman and Moore (2013) decision-making concepts and Vygotsky’s (2009) educational perspectives, considering the impact of availability, confirmation, and representativeness biases on the learning process. The results show that workload and time management significantly affect academic engagement, leading to low participation in research activities and limited interaction with active learning methodologies. Moreover, some students demonstrated a lack of interest in academic activities, which compromises their involvement in practices that require greater intellectual engagement. According to Roesch (2013), a clear problem definition and methodological consistency are essential to ensuring research quality, reinforcing the importance of strategies that encourage student engagement. Thus, the findings contribute to understanding the needs of Executive Secretariat students and provide insights for adapting pedagogical strategies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Adrielle Maria Oliveira Firmino_Keyla Thaís Novais Santos.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons