Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219
Share on
Title: | Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE |
Authors: | FIRMINO, Adrielle Maria Oliveira SANTOS, Keyla Thaís Novais |
Keywords: | Secretariado Executivo; Vieses Heurísticos; Estilos de Aprendizagem |
Issue Date: | 8-Apr-2025 |
Citation: | FIRMINO, Adrielle.; SANTOS, Keyla. Vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem: um estudo com discentes do Curso de Secretariado Executivo da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Cursos (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A pesquisa descreve os vieses heurísticos nos estilos de aprendizagem dos discentes do curso de Secretariado Executivo noturno da UFPE, destacando os desafios enfrentados por aqueles que conciliam trabalho e estudo. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, baseado em revisão bibliográfica e aplicação de questionários. A abordagem teórica fundamenta-se nos conceitos de tomada de decisão de Bazerman e Moore (2013) e nas concepções educacionais de Vygotsky (2009), considerando o impacto dos vieses de disponibilidade, confirmação e representatividade no processo de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a sobrecarga de atividades e a gestão do tempo afetam significativamente o envolvimento acadêmico, refletindo-se na baixa adesão às pesquisas e na interação limitada com metodologias ativas. Além disso, parte dos estudantes demonstrou desinteresse pelas atividades acadêmicas, o que compromete sua participação em práticas que demandam maior envolvimento intelectual. De acordo com Roesch (2013), a definição clara do problema e a coerência metodológica são essenciais para garantir a qualidade da pesquisa, reforçando a importância de estratégias que estimulem o engajamento dos discentes. Assim, os achados contribuem para a compreensão das necessidades dos estudantes de Secretariado Executivo e fornecem contribuições para a adaptação de estratégias pedagógicas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63219 |
Appears in Collections: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Adrielle Maria Oliveira Firmino_Keyla Thaís Novais Santos.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License