Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63215
Share on
Title: | A aprendizagem de matemática e as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Agreste Pernambucano. |
Authors: | SILVA, Maria Iara da |
Keywords: | Aprendizagem; Educação de jovens e adultos; Ensino da matemática |
Issue Date: | 9-Apr-2025 |
Citation: | SILVA, Maria Iara da. A aprendizagem de matemática e as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Agreste Pernambucano. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O ensino da matemática na Educação para Jovens e Adultos (EJA) passou por mudanças significativas ao longo dos anos, porém não foram suficientes para sanar as dificuldades apresentas no que concerne o ensino-aprendizagem dessa disciplina. Este trabalho teve como problema a seguinte questão: "Quais as dificuldades de um grupo de estudantes da EJA de uma escola pública municipal, do agreste pernambucano, em relação a aprendizagem da Matemática?”. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, descritiva, a metodologia utilizada consistiu em um questionário aplicado numa turma de EJA com 20 alunos. Os resultados expõem que os alunos são, em sua maioria, adultos acima de 30 anos e conciliam o estudo com o trabalho, a renda média está situada entre 1 e 3 salários-mínimos. Os principais motivos de retornarem os estudos se referem ao mercado de trabalho e a aquisição de conhecimentos. Estes estudantes possuem dificuldade na aprendizagem da matemática, seja por não compreender a disciplina ou ter vergonha ou medo de tirar as dúvidas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63215 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA IARA DA SILVA.pdf | 501,4 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License