Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63215

Compartilhe esta página

Título: A aprendizagem de matemática e as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Agreste Pernambucano.
Autor(es): SILVA, Maria Iara da
Palavras-chave: Aprendizagem; Educação de jovens e adultos; Ensino da matemática
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: SILVA, Maria Iara da. A aprendizagem de matemática e as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Agreste Pernambucano. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O ensino da matemática na Educação para Jovens e Adultos (EJA) passou por mudanças significativas ao longo dos anos, porém não foram suficientes para sanar as dificuldades apresentas no que concerne o ensino-aprendizagem dessa disciplina. Este trabalho teve como problema a seguinte questão: "Quais as dificuldades de um grupo de estudantes da EJA de uma escola pública municipal, do agreste pernambucano, em relação a aprendizagem da Matemática?”. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, descritiva, a metodologia utilizada consistiu em um questionário aplicado numa turma de EJA com 20 alunos. Os resultados expõem que os alunos são, em sua maioria, adultos acima de 30 anos e conciliam o estudo com o trabalho, a renda média está situada entre 1 e 3 salários-mínimos. Os principais motivos de retornarem os estudos se referem ao mercado de trabalho e a aquisição de conhecimentos. Estes estudantes possuem dificuldade na aprendizagem da matemática, seja por não compreender a disciplina ou ter vergonha ou medo de tirar as dúvidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63215
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA IARA DA SILVA.pdf501,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons