Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63215
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Iara da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T16:31:03Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T16:31:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Iara da. A aprendizagem de matemática e as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Agreste Pernambucano. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63215 | - |
dc.description.abstract | O ensino da matemática na Educação para Jovens e Adultos (EJA) passou por mudanças significativas ao longo dos anos, porém não foram suficientes para sanar as dificuldades apresentas no que concerne o ensino-aprendizagem dessa disciplina. Este trabalho teve como problema a seguinte questão: "Quais as dificuldades de um grupo de estudantes da EJA de uma escola pública municipal, do agreste pernambucano, em relação a aprendizagem da Matemática?”. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, descritiva, a metodologia utilizada consistiu em um questionário aplicado numa turma de EJA com 20 alunos. Os resultados expõem que os alunos são, em sua maioria, adultos acima de 30 anos e conciliam o estudo com o trabalho, a renda média está situada entre 1 e 3 salários-mínimos. Os principais motivos de retornarem os estudos se referem ao mercado de trabalho e a aquisição de conhecimentos. Estes estudantes possuem dificuldade na aprendizagem da matemática, seja por não compreender a disciplina ou ter vergonha ou medo de tirar as dúvidas. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem de matemática e as dificuldades dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Agreste Pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Mathematics in Youth and Adult Education (EJA) has undergone significant changes over the years. However, such changes have proven insufficient to address the difficulties related to the teaching and learning of this subject. This study seeks to address the following research question: “What are the difficulties faced by EJA students at Professora Laura Florêncio School, located in the City of Caruaru, State of Pernambuco, concerning the teaching and learning of Mathematics?” The methodology employed consisted of a qualitative questionnaire administered to an EJA class comprising 20 students, with the analysis of graphs and evaluation of their responses. The findings reveal that the majority of the students are adults over the age of 30 who balance their studies with work. Their average income ranges between one and three minimum wages. The primary reasons for returning to school are related to the job market and the acquisition of knowledge. These students encounter difficulties in learning Mathematics, whether due to a lack of comprehension of the subject matter or feelings of shame or fear when asking questions. The teaching of Mathematics is hindered by the inadequate adaptation of the content to the students’ lived experiences, resulting in disinterest or discouragement in the learning process. Therefore, it is incumbent upon educators to develop strategies that integrate Mathematics into the students’ daily lives, promoting a sense of practicality and, consequently, facilitating their learning of this subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA IARA DA SILVA.pdf | 501,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons