Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63211
Compartilhe esta página
Título: | A história da cartografia no Brasil e no mundo e sua importância no ensino básico |
Autor(es): | ARVELINO, Samara Pereira |
Palavras-chave: | História da cartografia; Ensino básico; Alfabetização cartográfica |
Data do documento: | 4-Abr-2025 |
Citação: | ARVELINO, Samara Pereira. A história da cartografia no Brasil e no mundo e sua importância no ensino básico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A cartografia se torna imprescindível quando se trata de representar os fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. Na sua história fica evidenciado que ela é utilizada há muito tempo, chegando a ser mais antiga do que a escrita. Assim, esta pesquisa busca salientar a importância da cartografia perpassando por sua história até chegar no contexto escolar, tendo em vista mostrar que a mesma é uma ferramenta indispensável para instigar o aluno a desenvolver habilidades que permitam formar sua opinião crítica sobre o espaço geográfico. Contudo, quando se trata da realidade do ensino básico, é notado que este conteúdo não está sendo ensinado como deveria ser, por diversos fatores. Tal problema está enraizado principalmente na formação dos docentes que por sua vez não foram capacitados o suficiente para transmitir e também pela falta de materiais adequados para o desenvolvimento das aulas. Chegando a não ter como abordar novas estratégias pedagógicas e enfrentando mais desafios. Todas essas questões colaboram para que o discente chegue e termine o ensino básico, sem os conhecimentos cartográficos fundamentais. Diante disto, este trabalho foi desenvolvido sob uma perspectiva qualitativa, em que foram analisados os trabalhos de outros da área, tais publicações abordam desde o início da cartografia, no mundo, no Brasil e no ensino básico brasileiro. Deste modo, chegando a resultados que demonstram a alfabetização cartográfica, como um método didático capaz de elevar o nível de conhecimentos cartográficos essenciais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63211 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Samara Pereira Arvelino.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons