Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63211

Comparte esta pagina

Título : A história da cartografia no Brasil e no mundo e sua importância no ensino básico
Autor : ARVELINO, Samara Pereira
Palabras clave : História da cartografia; Ensino básico; Alfabetização cartográfica
Fecha de publicación : 4-abr-2025
Citación : ARVELINO, Samara Pereira. A história da cartografia no Brasil e no mundo e sua importância no ensino básico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A cartografia se torna imprescindível quando se trata de representar os fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. Na sua história fica evidenciado que ela é utilizada há muito tempo, chegando a ser mais antiga do que a escrita. Assim, esta pesquisa busca salientar a importância da cartografia perpassando por sua história até chegar no contexto escolar, tendo em vista mostrar que a mesma é uma ferramenta indispensável para instigar o aluno a desenvolver habilidades que permitam formar sua opinião crítica sobre o espaço geográfico. Contudo, quando se trata da realidade do ensino básico, é notado que este conteúdo não está sendo ensinado como deveria ser, por diversos fatores. Tal problema está enraizado principalmente na formação dos docentes que por sua vez não foram capacitados o suficiente para transmitir e também pela falta de materiais adequados para o desenvolvimento das aulas. Chegando a não ter como abordar novas estratégias pedagógicas e enfrentando mais desafios. Todas essas questões colaboram para que o discente chegue e termine o ensino básico, sem os conhecimentos cartográficos fundamentais. Diante disto, este trabalho foi desenvolvido sob uma perspectiva qualitativa, em que foram analisados os trabalhos de outros da área, tais publicações abordam desde o início da cartografia, no mundo, no Brasil e no ensino básico brasileiro. Deste modo, chegando a resultados que demonstram a alfabetização cartográfica, como um método didático capaz de elevar o nível de conhecimentos cartográficos essenciais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63211
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Samara Pereira Arvelino.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons