Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63211
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIRA, Daniel Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | ARVELINO, Samara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T16:24:20Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T16:24:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-12 | - |
dc.identifier.citation | ARVELINO, Samara Pereira. A história da cartografia no Brasil e no mundo e sua importância no ensino básico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63211 | - |
dc.description.abstract | A cartografia se torna imprescindível quando se trata de representar os fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. Na sua história fica evidenciado que ela é utilizada há muito tempo, chegando a ser mais antiga do que a escrita. Assim, esta pesquisa busca salientar a importância da cartografia perpassando por sua história até chegar no contexto escolar, tendo em vista mostrar que a mesma é uma ferramenta indispensável para instigar o aluno a desenvolver habilidades que permitam formar sua opinião crítica sobre o espaço geográfico. Contudo, quando se trata da realidade do ensino básico, é notado que este conteúdo não está sendo ensinado como deveria ser, por diversos fatores. Tal problema está enraizado principalmente na formação dos docentes que por sua vez não foram capacitados o suficiente para transmitir e também pela falta de materiais adequados para o desenvolvimento das aulas. Chegando a não ter como abordar novas estratégias pedagógicas e enfrentando mais desafios. Todas essas questões colaboram para que o discente chegue e termine o ensino básico, sem os conhecimentos cartográficos fundamentais. Diante disto, este trabalho foi desenvolvido sob uma perspectiva qualitativa, em que foram analisados os trabalhos de outros da área, tais publicações abordam desde o início da cartografia, no mundo, no Brasil e no ensino básico brasileiro. Deste modo, chegando a resultados que demonstram a alfabetização cartográfica, como um método didático capaz de elevar o nível de conhecimentos cartográficos essenciais. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da cartografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização cartográfica | pt_BR |
dc.title | A história da cartografia no Brasil e no mundo e sua importância no ensino básico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6927253822761523 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6158592936812935 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cartography becomes indispensible when it comes to representing the phenomenon that occurs in geographical space. Its history shows that it has been used for a long time and is even older than writing. Thus, this research seeks to highlight the importance of cartography, going through its history until it reaches the school context, with a view to showing that it is an indispensable tool for encouraging students to develop skills that allow them to form a critical opinion about geographical space. Nevertheless, when it comes to the reality of basic education, it is noticeable that this content is not being taught as it should be, for various reasons. This problem is rooted mainly in the training of teachers, who in turn have not been sufficiently trained to teach it, and also in the lack of suitable materials for the development of lessons. As a result, they have no way of approaching new teaching strategies and face more challenges. All these issues contribute to students arriving at and finishing elementary school without fundamental cartographic knowledge. Faced with these challenges, this work was developed from a qualitative perspective, in which the works of other researchers in the area were analyzed, such publications addressing the beginnings of cartography, in the world, in Brazil and in Brazilian basic education. The results show that cartographic literacy is a didactic method capable of raising the level of essential cartographic knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Samara Pereira Arvelino.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons