Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63192

Comparte esta pagina

Título : Inserção do conhecimento popular sobre plantas medicinais para uma educação científica: uma análise cienciométrica.
Autor : SILVA, Rayane Elizangela
Palabras clave : educação científica; plantas medicinais; conhecimento popular
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : SILVA, Rayane Elizangela. Inserção do conhecimento popular sobre plantas medicinais para uma educação científica: uma análise cienciométrica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : A temática de plantas medicinais é um conhecimento popular que engloba muitos aspectos considerados importantes para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e na formação cientifica do cidadão. Assim, a presente pesquisa visa analisar como a inserção do conhecimento popular sobre plantas medicinais pode auxiliar no processo de promover uma educação científica com base na articulação entre os conhecimentos científico e popular. O percurso metodológico baseia-se na análise de cunho exploratório, semi-quantitativa e qualitativa investigando como a produção científica dos anais do ENEQ (2002-2022) e das revistas Química Nova na Escola, Química Nova, Revista Virtual da Química, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC e Investigações em Ensino de Ciências, abordam a temática “plantas medicinais em uma perspectiva de inserção conhecimento popular. Para a seleção dos trabalhos, foi realizada uma busca na base de dados das revistas e dos anais do ENEQ dos últimos 20 anos utilizando os descritores planta medicinal, plantas medicinais e conhecimento popular. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise de Conteúdo com as categorias contextualização e interdisciplinaridade pré estabelecidas. Também empregou-se a técnica cienciométrica para mapeamento dos aspectos encontrados nessa temática e delinear suas relações quanto à identificação de domínios de interesse entre disciplinas e áreas do conhecimento. Os resultados mostraram que, em ambos campos de pesquisa, as plantas medicinais são discutidas com propostas interdisciplinares e contextualizadas. Nos anais do ENEQ nos últimos 20 anos, de um total de 6.907 trabalhos publicados, apenas 0,39% abordam a temática plantas medicinais, predominando a contextualização. A produção científica das revistas mostraram que de 27 trabalhos apenas 55,5% apresentavam a proposta da pesquisa com predominância para a categoria interdisciplinaridade. Além disso, o mapeamento das plantas medicinais encontradas nos trabalhos e suas relações com a ciência, indicam uma possibilidade de abordar as pesquisas da área técnica com a área educacional em prol de uma valorização dos aspectos socioculturais, da pesquisa científica e ainda promover uma educação científica. Dessa forma, esta pesquisa consegue delinear a possibilidade de inserir o conhecimento popular das plantas medicinais para uma educação científica, e, assim, estimular mais produções científicas que possam fomentar a inter-relação dos conhecimentos científico e popular em uma abordagem interdisciplinar contextualizada em outras temáticas do convívio social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63192
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rayane Elizangela Silva.pdf623,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons