Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63192
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Ariane Carla Campos de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rayane Elizangela | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T00:25:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14T00:25:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rayane Elizangela. Inserção do conhecimento popular sobre plantas medicinais para uma educação científica: uma análise cienciométrica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63192 | - |
dc.description.abstract | A temática de plantas medicinais é um conhecimento popular que engloba muitos aspectos considerados importantes para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e na formação cientifica do cidadão. Assim, a presente pesquisa visa analisar como a inserção do conhecimento popular sobre plantas medicinais pode auxiliar no processo de promover uma educação científica com base na articulação entre os conhecimentos científico e popular. O percurso metodológico baseia-se na análise de cunho exploratório, semi-quantitativa e qualitativa investigando como a produção científica dos anais do ENEQ (2002-2022) e das revistas Química Nova na Escola, Química Nova, Revista Virtual da Química, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC e Investigações em Ensino de Ciências, abordam a temática “plantas medicinais em uma perspectiva de inserção conhecimento popular. Para a seleção dos trabalhos, foi realizada uma busca na base de dados das revistas e dos anais do ENEQ dos últimos 20 anos utilizando os descritores planta medicinal, plantas medicinais e conhecimento popular. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise de Conteúdo com as categorias contextualização e interdisciplinaridade pré estabelecidas. Também empregou-se a técnica cienciométrica para mapeamento dos aspectos encontrados nessa temática e delinear suas relações quanto à identificação de domínios de interesse entre disciplinas e áreas do conhecimento. Os resultados mostraram que, em ambos campos de pesquisa, as plantas medicinais são discutidas com propostas interdisciplinares e contextualizadas. Nos anais do ENEQ nos últimos 20 anos, de um total de 6.907 trabalhos publicados, apenas 0,39% abordam a temática plantas medicinais, predominando a contextualização. A produção científica das revistas mostraram que de 27 trabalhos apenas 55,5% apresentavam a proposta da pesquisa com predominância para a categoria interdisciplinaridade. Além disso, o mapeamento das plantas medicinais encontradas nos trabalhos e suas relações com a ciência, indicam uma possibilidade de abordar as pesquisas da área técnica com a área educacional em prol de uma valorização dos aspectos socioculturais, da pesquisa científica e ainda promover uma educação científica. Dessa forma, esta pesquisa consegue delinear a possibilidade de inserir o conhecimento popular das plantas medicinais para uma educação científica, e, assim, estimular mais produções científicas que possam fomentar a inter-relação dos conhecimentos científico e popular em uma abordagem interdisciplinar contextualizada em outras temáticas do convívio social. | pt_BR |
dc.format.extent | 79p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação científica | pt_BR |
dc.subject | plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | conhecimento popular | pt_BR |
dc.title | Inserção do conhecimento popular sobre plantas medicinais para uma educação científica: uma análise cienciométrica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8605627836681040 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7764204807506356 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The topic of medicinal plants is popular knowledge that encompasses many aspects considered important to assist in the teaching-learning process and the scientific training of citizens. Thus, this research aims to analyze how the inclusion of popular knowledge about medicinal plants can help in the process of promoting scientific education based on the articulation between scientific and popular knowledge. The methodological path is based on an exploratory, semi-quantitative and qualitative analysis investigating how the scientific production of the annals of ENEQ (2002-2022) and the periodicals Química Nova na Escola, Química Nova, Revista Virtual da Química, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC and Investigações em Ensino de Ciências, address the theme “medicinal plants in a perspective for insertion of popular knowledge. To select the works, a search was carried out in the database of ENEQ periodicals and annals from the last 20 years using the descriptors medicinal plant, medicinal plants and popular knowledge. Content Analysis was used with the pre-established contextualization and interdisciplinarity categories. The scientometric technique was also used to map the aspects found in this theme and to outline their relationships regarding the identification of domains of interest between disciplines and areas of knowledge. The results showed that in both fields of research, medicinal plants are discussed with interdisciplinary and contextualized proposals. In the annals of ENEQ in the last 20 years, of a total of 6.907 published works, only 0.39% address the theme of medicinal plants, with contextualization predominating. The scientific production of the journals showed that of 27 works, only 55.5% presented the research proposal with a predominance of the interdisciplinarity category. In addition, the mapping of medicinal plants found in the works and their relationships with science indicate a possibility of approaching research in the technical area with the educational area in favor of valuing sociocultural aspects and also promoting scientific education. in this way, this research manages to outline the possibility of including popular knowledge of medicinal plants in scientific education. And thus, more scientific productions can foster the interrelationship of scientific and popular knowledge in an interdisciplinary approach contextualized in other themes of social coexistence. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rayane Elizangela Silva.pdf | 623,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons