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Título : Discursos docentes de EREMS de Caruaru : disputas de sentidos nas (re)produções sobre educação em direitos humanos e seus desdobramentos com gêneros e sexualidades
Autor : COMBÉ, Allyne Paula do Nascimento
Palabras clave : Educação em Direitos Humanos; Gênero; Sexualidade; Discurso
Fecha de publicación : 24-feb-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COMBÉ, Allyne Paula do Nascimento. Discursos docentes de EREMS de Caruaru : disputas de sentidos nas (re)produções sobre educação em direitos humanos e seus desdobramentos com gêneros e sexualidades. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : A Educação em Direitos Humanos embora seja recente no contexto atual, remete a construções que favorecem processos emancipatórios e plurais com a participação de todas e todos, fazendo referência ainda, as lutas que surgem em contextos de ruptura da democracia. As associações com gêneros e sexualidades, que fazem parte dessa educação, inserem-se em um período social que vem sendo conhecido como desdemocratização, associada à perda de garantias fundamentais, silenciamentos e/ou invisibilidades proporcionados por uma normatividade de convergência perversa entre o neoliberalismo e o neoconservadorismo que adentra nos contextos sociais diversos e repercute na educação. Nesse cenário a pesquisa aqui proposta trouxe como objetivo geral: compreender as disputas de sentidos nos discursos (re)produzidos de docentes de duas EREMS de Caruaru em relação à Educação em Direitos Humanos acerca das temáticas de gêneros e sexualidades. Para que fosse possível alcançar o objetivo desejado, elegemos os objetivos específicos: a) Mapear formações discursivas docentes que materializam condensações de sentidos acerca da Educação em Direitos Humanos envolvendo as temáticas de gêneros e sexualidades e b) Elencar enunciados engendrados por docentes que subvertam sentidos neoconservadores e/ou neoliberais em relação às (re)produções das desigualdades de gêneros e de sexualidades. Utilizando-se do Paradigma Pós-Estruturalista, que se inscreve numa perspectiva da teoria da performatividade de gênero diante de uma construção de corpo, gênero, sexualidade e mundo enquanto processo social e histórico que difere de construções ontológicas essencialistas sobre os sujeitos. Nesse estudo, a escola foi tomada enquanto campo de análise, bem como, terreno fértil passível de construções e desconstruções, em que uma Educação em Direitos Humanos torna possível a construção de democracia e auxilia nessa luta social para equidade de gêneros e desejos. A pesquisa se vincula ainda a uma perspectiva de análise discursiva de inspiração foucaultiana, assumindo a observação dos vários discursos proferidos em torno das temáticas e o modo como repercutem nos contextos sociais. Foi utilizada a técnica de entrevistas semiestruturadas com docentes de EREMs em Caruaru, demonstrando que embora se vivencie nas escolas contextos de fortalecimento de identidades plurais, os discursos engendrados por uma gramática neoconservadora e neoliberal se inserem e prejudicam uma Educação em Direitos Humanos e suas associações com gêneros e sexualidades no contexto atual como saberes-poderes contestadores da ordem do discurso autoritária vigente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63171
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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