Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63171

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorCOMBÉ, Allyne Paula do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-05-13T21:46:17Z-
dc.date.available2025-05-13T21:46:17Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationCOMBÉ, Allyne Paula do Nascimento. Discursos docentes de EREMS de Caruaru : disputas de sentidos nas (re)produções sobre educação em direitos humanos e seus desdobramentos com gêneros e sexualidades. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63171-
dc.description.abstractA Educação em Direitos Humanos embora seja recente no contexto atual, remete a construções que favorecem processos emancipatórios e plurais com a participação de todas e todos, fazendo referência ainda, as lutas que surgem em contextos de ruptura da democracia. As associações com gêneros e sexualidades, que fazem parte dessa educação, inserem-se em um período social que vem sendo conhecido como desdemocratização, associada à perda de garantias fundamentais, silenciamentos e/ou invisibilidades proporcionados por uma normatividade de convergência perversa entre o neoliberalismo e o neoconservadorismo que adentra nos contextos sociais diversos e repercute na educação. Nesse cenário a pesquisa aqui proposta trouxe como objetivo geral: compreender as disputas de sentidos nos discursos (re)produzidos de docentes de duas EREMS de Caruaru em relação à Educação em Direitos Humanos acerca das temáticas de gêneros e sexualidades. Para que fosse possível alcançar o objetivo desejado, elegemos os objetivos específicos: a) Mapear formações discursivas docentes que materializam condensações de sentidos acerca da Educação em Direitos Humanos envolvendo as temáticas de gêneros e sexualidades e b) Elencar enunciados engendrados por docentes que subvertam sentidos neoconservadores e/ou neoliberais em relação às (re)produções das desigualdades de gêneros e de sexualidades. Utilizando-se do Paradigma Pós-Estruturalista, que se inscreve numa perspectiva da teoria da performatividade de gênero diante de uma construção de corpo, gênero, sexualidade e mundo enquanto processo social e histórico que difere de construções ontológicas essencialistas sobre os sujeitos. Nesse estudo, a escola foi tomada enquanto campo de análise, bem como, terreno fértil passível de construções e desconstruções, em que uma Educação em Direitos Humanos torna possível a construção de democracia e auxilia nessa luta social para equidade de gêneros e desejos. A pesquisa se vincula ainda a uma perspectiva de análise discursiva de inspiração foucaultiana, assumindo a observação dos vários discursos proferidos em torno das temáticas e o modo como repercutem nos contextos sociais. Foi utilizada a técnica de entrevistas semiestruturadas com docentes de EREMs em Caruaru, demonstrando que embora se vivencie nas escolas contextos de fortalecimento de identidades plurais, os discursos engendrados por uma gramática neoconservadora e neoliberal se inserem e prejudicam uma Educação em Direitos Humanos e suas associações com gêneros e sexualidades no contexto atual como saberes-poderes contestadores da ordem do discurso autoritária vigente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.titleDiscursos docentes de EREMS de Caruaru : disputas de sentidos nas (re)produções sobre educação em direitos humanos e seus desdobramentos com gêneros e sexualidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1996776412079709pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxHuman Rights Education, although recent in the current context, refers to constructions that favor emancipatory and plural processes with the participation of all, also making reference to the struggles that arise in contexts of rupture of democracy. The associations with genders and sexualities, which are part of this education, are part of a social period that has been known as de-democratization, associated with the loss of fundamental guarantees, silencing and/or invisibility provided by a normativity of perverse convergence between neoliberalism and neoconservatism that penetrates diverse social contexts and has repercussions on education. In this scenario, the research proposed here had as its general objective: to understand the disputes of meanings in the (re)produced discourses of teachers from two EREMS in Caruaru in relation to Human Rights Education on the themes of gender and sexuality. In order to achieve the desired objective, we elected the following specific objectives: a) To map discursive formations of teachers that materialize condensations of meanings about Human Rights Education involving the themes of gender and sexuality and b) To list statements engendered by teachers that subvert neoconservative and/or neoliberal meanings in relation to the (re)productions of gender and sexuality inequalities. Using the Post-Structuralist Paradigm, which is part of a perspective of gender performativity theory in the face of a construction of body, gender, sexuality and world as a social and historical process that differs from essentialist ontological constructions about subjects. In this study, the school was taken as a field of analysis, as well as fertile ground capable of constructions and deconstructions, in which an education in human rights makes the construction of democracy possible and assists in this social struggle for gender and desire equity. The research is also linked to a perspective of discursive analysis inspired by Foucault, assuming the observation of the various discourses given around the themes and the way they have repercussions in social contexts. The technique of semi-structured interviews with teachers of EREMs in Caruaru was used, demonstrating that although contexts of strengthening plural identities are experienced in schools, the discourses engendered by a neoconservative and neoliberal grammar are inserted and harm an Education in Human Rights and its associations with genders and sexualities in the current context as knowledge-powers that contest the order of the current authoritarian discourse.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Allyne Paula do Nascimento Combé.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons