Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63155

Compartilhe esta página

Título: DO PLIÉ AO GRAND BATTEMENT JETÉ: UMA DÉCADA DE PESQUISAS SOBRE O BALLET CLÁSSICO NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 7 E 11 ANOS NO BRASIL (2015-2025)
Autor(es): Elissandra, Cavalcante Brasil
Palavras-chave: Dança; Ballet clássico no Brasil; Crianças; Iniciação Técnica
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: BRASIL, E. C. Do Plié ao grand battement jeté: uma década de pesquisas sobre o ballet clássico na faixa etária entre 7 e 11 anos no Brasil (2015 - 2025). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: O ballet clássico surge nas cortes italianas e ganha força com a revolução, trazida por Noverre, a partir da proposição do ballet de ação. Com uma nova estrutura, novos métodos começam a surgir. Em 1927 o ballet chega ao Brasil e a Escola de Bailado do Teatro Municipal do Rio de Janeiro é fundada, com grandes nomes como Maria Olenewa. Objetivo: mapear as temáticas das pesquisas na última década relativas ao ballet clássico no Brasil na idade de 7 a 11 anos, o que compreende a idade de iniciação técnica proposta por Gallahue e Ozmun (2003). Método: o estudo realizado caracteriza-se como uma revisão sistemática. As bases de dados utilizadas foram LILACS, SCIELO, PUBMED e GOOGLE SCHOLAR. Foram adotados como critérios de elegibilidade: ser estudo original, realizado no Brasil, ter na amostra crianças entre 7 e 11 anos de idade e ter o ballet clássico como um dos elementos principais. Resultados: observou-se que o número de pesquisas com foco neste público na última década é baixo. Além disso, não abrange todas as regiões do país. A maior parte dos estudos está associada a questões motoras e posturais. Nenhum estudo apresentou tema relativo a aspectos metodológicos do ensino do ballet clássico e apenas um apresentou relação direta com questões artísticas. Considerações finais: Conclui-se que são necessários mais estudos, que especifiquem os métodos utilizados, bem como os objetivos dos bailarinos pesquisados, se visam uma formação profissional ou não.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63155
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ELISSANDRA CAVALCANTE BRASIL..pdf649,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons