Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63155

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorIlana, Santos de Oliveira-
dc.contributor.authorElissandra, Cavalcante Brasil-
dc.date.accessioned2025-05-13T19:23:04Z-
dc.date.available2025-05-13T19:23:04Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationBRASIL, E. C. Do Plié ao grand battement jeté: uma década de pesquisas sobre o ballet clássico na faixa etária entre 7 e 11 anos no Brasil (2015 - 2025). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63155-
dc.description.abstractIntrodução: O ballet clássico surge nas cortes italianas e ganha força com a revolução, trazida por Noverre, a partir da proposição do ballet de ação. Com uma nova estrutura, novos métodos começam a surgir. Em 1927 o ballet chega ao Brasil e a Escola de Bailado do Teatro Municipal do Rio de Janeiro é fundada, com grandes nomes como Maria Olenewa. Objetivo: mapear as temáticas das pesquisas na última década relativas ao ballet clássico no Brasil na idade de 7 a 11 anos, o que compreende a idade de iniciação técnica proposta por Gallahue e Ozmun (2003). Método: o estudo realizado caracteriza-se como uma revisão sistemática. As bases de dados utilizadas foram LILACS, SCIELO, PUBMED e GOOGLE SCHOLAR. Foram adotados como critérios de elegibilidade: ser estudo original, realizado no Brasil, ter na amostra crianças entre 7 e 11 anos de idade e ter o ballet clássico como um dos elementos principais. Resultados: observou-se que o número de pesquisas com foco neste público na última década é baixo. Além disso, não abrange todas as regiões do país. A maior parte dos estudos está associada a questões motoras e posturais. Nenhum estudo apresentou tema relativo a aspectos metodológicos do ensino do ballet clássico e apenas um apresentou relação direta com questões artísticas. Considerações finais: Conclui-se que são necessários mais estudos, que especifiquem os métodos utilizados, bem como os objetivos dos bailarinos pesquisados, se visam uma formação profissional ou não.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectBallet clássico no Brasilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectIniciação Técnicapt_BR
dc.titleDO PLIÉ AO GRAND BATTEMENT JETÉ: UMA DÉCADA DE PESQUISAS SOBRE O BALLET CLÁSSICO NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 7 E 11 ANOS NO BRASIL (2015-2025)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7105555026466871pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6890712133003359pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Classical ballet emerged in the Italian courts and gained strength with the revolution brought by Noverre, based on the proposal of action ballet. With a new structure, new methods began to emerge. In 1927, ballet arrived in Brazil and the Escola de Bailado do Teatro Municipal do Rio de Janeiro was founded, with great names such as Maria Olenewa. Objective: to map the themes of research in the last decade related to classical ballet in Brazil for ages 7 to 11, which includes the age of technical initiation proposed by Gallahue and Ozmun (2003). Method: the study carried out is characterized as a systematic review. The databases used were LILACS, SCIELO, PUBMED and GOOGLE SCHOLAR. The following eligibility criteria were adopted: being an original study, carried out in Brazil, having children between 7 and 11 years of age in the sample and having classical ballet as one of the main elements. Results: it was observed that the number of studies focusing on this audience in the last decade is low. Furthermore, it does not cover all regions of the country. Most studies are associated with motor and postural issues. No study presented a theme related to methodological aspects of teaching classical ballet and only one presented a direct relationship with artistic issues. Final considerations: It is concluded that more studies are needed, specifying the methods used, as well as the objectives of the dancers studied, whether they aim for professional training or not.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationEducação Físicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-2486-5513pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ELISSANDRA CAVALCANTE BRASIL..pdf649,3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons