Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63007

Share on

Title: Elaboração de um guia para aula de campo na região do Cariri-CE: uma ferramenta para o ensino de paleontologia em espaços não formais
Authors: SILVA, Francideyvson Romualdo da
Keywords: Paleontologia; Espaços não formais de educação; Aula de campo
Issue Date: 19-Mar-2025
Citation: SILVA, Francideyvson Romualdo da. Elaboração de um guia para aula de campo na região do Cariri-CE: uma ferramenta para o ensino de paleontologia em espaços não formais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O presente guia tem como objetivo oferecer um guia prático para o ensino de Paleontologia em aulas de campo na região da Bacia do Araripe, Cariri – CE, destinada tanto a professores quanto a alunos da Educação Básica e do Ensino Superior. O trabalho adota uma abordagem pedagógica baseada na interdisciplinaridade, propondo atividades que integram áreas do conhecimento como Paleontologia, Biologia, Química, Geografia e Geologia. A metodologia utilizada envolve a identificação e mapeamento dos principais pontos de interesse paleontológico da região, a criação de um roteiro com orientações para a realização de atividades práticas e interativas, além de estratégias de sensibilização para a conservação de fósseis e sítios paleontológicos. Como resultados, o guia propõe um instrumento de ensino que alia teoria e prática, favorecendo a aprendizagem em espaços não formais. Conclui-se que o guia contribui para a formação de professores e alunos, ampliando sua compreensão sobre a importância da conservação do patrimônio fossilífero e fortalecendo a didática da Paleontologia no contexto regional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63007
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Francideyvson Romualdo da Silva.pdf10,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons