Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63007
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Flaviana Jorge de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Francideyvson Romualdo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T13:52:13Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12T13:52:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francideyvson Romualdo da. Elaboração de um guia para aula de campo na região do Cariri-CE: uma ferramenta para o ensino de paleontologia em espaços não formais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63007 | - |
dc.description.abstract | O presente guia tem como objetivo oferecer um guia prático para o ensino de Paleontologia em aulas de campo na região da Bacia do Araripe, Cariri – CE, destinada tanto a professores quanto a alunos da Educação Básica e do Ensino Superior. O trabalho adota uma abordagem pedagógica baseada na interdisciplinaridade, propondo atividades que integram áreas do conhecimento como Paleontologia, Biologia, Química, Geografia e Geologia. A metodologia utilizada envolve a identificação e mapeamento dos principais pontos de interesse paleontológico da região, a criação de um roteiro com orientações para a realização de atividades práticas e interativas, além de estratégias de sensibilização para a conservação de fósseis e sítios paleontológicos. Como resultados, o guia propõe um instrumento de ensino que alia teoria e prática, favorecendo a aprendizagem em espaços não formais. Conclui-se que o guia contribui para a formação de professores e alunos, ampliando sua compreensão sobre a importância da conservação do patrimônio fossilífero e fortalecendo a didática da Paleontologia no contexto regional. | pt_BR |
dc.format.extent | 143 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Paleontologia | pt_BR |
dc.subject | Espaços não formais de educação | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.title | Elaboração de um guia para aula de campo na região do Cariri-CE: uma ferramenta para o ensino de paleontologia em espaços não formais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4380717501399625 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5804492420192107 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This guide aims to provide a practical resource for teaching Paleontology in fieldwork activities in the Araripe Basin region, Cariri – CE, intended for both teachers and students from Basic Education and Higher Education. The work adopts a pedagogical approach based on interdisciplinarity, proposing activities that integrate fields of knowledge such as Paleontology, Biology, Chemistry, Geography, and Geology. The methodology involves identifying and mapping the main paleontological points of interest in the region, creating a route with guidelines for conducting practical and interactive activities, as well as strategies for raising awareness about the preservation of fossils and paleontological sites. As a result, the guide proposes an educational tool that combines theory and practice, enhancing learning in informal settings. It is concluded that the guide contributes to the development of both teachers and students, broadening their understanding of the importance of fossil heritage preservation and strengthening Paleontology didactics in the regional context. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-7509-6110 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Francideyvson Romualdo da Silva.pdf | 10,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons