Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62978

Compartilhe esta página

Título: Booktok: análise das estratégias de marketing utilizadas por editoras de livros brasileiras no TikTok.
Autor(es): SALES, Mariana Silva Pereira
Palavras-chave: Marketing digital; Redes sociais digitais; Comunidades; TikTok
Data do documento: 18-Out-2024
Citação: SALES, Mariana Silva Pereira. BookTok: análise das estratégias de marketing utilizadas por editoras de livros brasileiras no TikTok. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2025.
Abstract: Na presente pesquisa, buscamos compreender como as editoras: Galera Record, Intrínseca e Rocco estão atuando no TikTok diante de uma perspectiva do marketing digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como método de coleta a pesquisa bibliográfica e realizada uma análise de conteúdo do que foi encontrado nos perfis oficiais do TikTok das editoras. Foram utilizados os conceitos de rede social e comunidades apresentados por Raquel Recuero (2009) para entendermos como surgiu o BookTok e o papel das marcas dentro da comunidade. Além disso, também aplicamos os conceitos de marketing digital e conectividade apresentados por Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), para explorar como essas editoras utilizam o TikTok para posicionamento de marca, para fortalecer o relacionamento com o público-alvo através da comunidade do BookTok e incentivar o engajamento com este mesmo público. O estudo contribui para a compreensão das novas dinâmicas entre editoras e leitores no ambiente digital, especialmente por meio do BookTok.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62978
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Silva Pereira Sales.pdf15,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons