Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62978

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorSALES, Mariana Silva Pereira-
dc.date.accessioned2025-05-12T11:08:49Z-
dc.date.available2025-05-12T11:08:49Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationSALES, Mariana Silva Pereira. BookTok: análise das estratégias de marketing utilizadas por editoras de livros brasileiras no TikTok. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62978-
dc.description.abstractNa presente pesquisa, buscamos compreender como as editoras: Galera Record, Intrínseca e Rocco estão atuando no TikTok diante de uma perspectiva do marketing digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como método de coleta a pesquisa bibliográfica e realizada uma análise de conteúdo do que foi encontrado nos perfis oficiais do TikTok das editoras. Foram utilizados os conceitos de rede social e comunidades apresentados por Raquel Recuero (2009) para entendermos como surgiu o BookTok e o papel das marcas dentro da comunidade. Além disso, também aplicamos os conceitos de marketing digital e conectividade apresentados por Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), para explorar como essas editoras utilizam o TikTok para posicionamento de marca, para fortalecer o relacionamento com o público-alvo através da comunidade do BookTok e incentivar o engajamento com este mesmo público. O estudo contribui para a compreensão das novas dinâmicas entre editoras e leitores no ambiente digital, especialmente por meio do BookTok.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.titleBooktok: análise das estratégias de marketing utilizadas por editoras de livros brasileiras no TikTok.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4170409226998812pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.description.abstractxIn this research, we seek to understand how the publishers Galera Record, Intrínseca, and Rocco are operating on TikTok from a digital marketing perspective. This is a qualitative study, using bibliographic research as the data collection method, and a content analysis was conducted on the official TikTok profiles of these publishers. The concepts of social networks and communities presented by Raquel Recuero (2009) were used to understand the emergence of BookTok and the role of brands within the community. In addition, we also applied the concepts of digital marketing and connectivity presented by Kotler, Kartajaya, and Setiawan (2017) to explore how these publishers use TikTok for brand positioning, to strengthen the relationship with their target audience through the BookTok community, and to encourage engagement with this same audience. The study contributes to the understanding of new dynamics between publishers and readers in the digital environment, especially through BookTok.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Silva Pereira Sales.pdf15,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons