Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62977

Compartilhe esta página

Título: Joãozinho: a análise de uma história em quadrinhos à luz da educação matemática crítica.
Autor(es): SEDÍCIAS, Malcolm Vinícius de Andrade
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos; Educação Matemática Crítica; Ensino Fundamental; licenciandos
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: SEDÍCIAS, Malcolm Vinícius de Andrade. Joãozinho: a análise de uma história em quadrinhos à luz da educação matemática crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma história em quadrinhos, sobre problemas matemáticos baseados na semi-realidade, orientadas aos anos finais do Ensino Fundamental, na perspectiva de licenciandos em Matemática. Através da perspectiva de McCloud (1995) à respeito das Histórias em Quadrinhos e dos conceitos presentes na Educação Matemática Crítica e explicados por Skovsmose (2000, 2014), apresentamos uma discussão à respeito do potencial que essa forma de arte tem de atuar como recurso didático e de instigar o comportamento crítico dos leitores. Além disso, também realizamos uma discussão para compreender em que momento ocorre a associação entre as Histórias em Quadrinhos e a Educação Matemática Crítica. Após uma história em quadrinhos ter sido produzida especificamente para este trabalho, ela foi apresentada a um grupo de estudantes do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco que, após lerem, responderam um questionário com 12 perguntas, cujas respostas demonstram suas percepções a respeito das Histórias em Quadrinhos no ensino de Matemática e de “Joãozinho”, a História em Quadrinhos produzida para este trabalho. A pesquisa revelou que, independentemente de possuírem o hábito de ler Histórias em Quadrinhos ou de possuírem experiências de sala de aula não proporcionadas pela universidade, todos os participantes acreditam que esse material pode provocar reflexões acerca da realidade e ser utilizado como recurso didático interativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62977
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Corrigido (2) - Malcolm Vinícius de Andrade Sedícias (1).pdf6,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons