Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62977

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSEDÍCIAS, Malcolm Vinícius de Andrade-
dc.date.accessioned2025-05-09T22:46:54Z-
dc.date.available2025-05-09T22:46:54Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationSEDÍCIAS, Malcolm Vinícius de Andrade. Joãozinho: a análise de uma história em quadrinhos à luz da educação matemática crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62977-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição de uma história em quadrinhos, sobre problemas matemáticos baseados na semi-realidade, orientadas aos anos finais do Ensino Fundamental, na perspectiva de licenciandos em Matemática. Através da perspectiva de McCloud (1995) à respeito das Histórias em Quadrinhos e dos conceitos presentes na Educação Matemática Crítica e explicados por Skovsmose (2000, 2014), apresentamos uma discussão à respeito do potencial que essa forma de arte tem de atuar como recurso didático e de instigar o comportamento crítico dos leitores. Além disso, também realizamos uma discussão para compreender em que momento ocorre a associação entre as Histórias em Quadrinhos e a Educação Matemática Crítica. Após uma história em quadrinhos ter sido produzida especificamente para este trabalho, ela foi apresentada a um grupo de estudantes do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco que, após lerem, responderam um questionário com 12 perguntas, cujas respostas demonstram suas percepções a respeito das Histórias em Quadrinhos no ensino de Matemática e de “Joãozinho”, a História em Quadrinhos produzida para este trabalho. A pesquisa revelou que, independentemente de possuírem o hábito de ler Histórias em Quadrinhos ou de possuírem experiências de sala de aula não proporcionadas pela universidade, todos os participantes acreditam que esse material pode provocar reflexões acerca da realidade e ser utilizado como recurso didático interativo.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectlicenciandospt_BR
dc.titleJoãozinho: a análise de uma história em quadrinhos à luz da educação matemática crítica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0789259059642222pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the contribution of a comic book about mathematical problems based on semi-reality, aimed at the final years of Elementary School, from the perspective of undergraduate Mathematics students. Through McCloud's (1995) perspective on Comics and the concepts present in Critical Mathematics Education and explained by Skovsmose (2000, 2014), we present a discussion about the potential that this art form has to act as a didactic resource and to instigate the critical behavior of readers. In addition, we also conduct a discussion to understand at what point the association between Comics and Critical Mathematics Education occurs. After a comic book was produced specifically for this project, it was presented to a group of undergraduate students in mathematics at the Federal University of Pernambuco who, after reading it, answered a questionnaire with 12 questions, the answers to which demonstrate their perceptions regarding comic books in the teaching of mathematics and “Joãozinho”, the comic book produced for this project. The research revealed that, regardless of whether they had the habit of reading comic books or had classroom experiences not provided by the university, all participants believed that this material can provoke reflections about reality and can be used as an interactive teaching resource.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-9795-3020pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Corrigido (2) - Malcolm Vinícius de Andrade Sedícias (1).pdf6,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons