Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62969

Compartilhe esta página

Título: Evasão no curso de Física-Licenciatura: um estudo a partir da perspectiva dos alunos evadidos.
Autor(es): SILVA, Lucas Michael Pereira da
Palavras-chave: Evasão; Ensino Superior; Física-Licenciatura; Formação de Professores
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: SILVA, Lucas Michael Pereira da. Evasão no curso de Física-Licenciatura: um estudo a partir da perspectiva dos alunos evadidos. 2025. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Física-Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente trabalho buscou identificar quais são os fatores que fazem os estudantes de Física-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) a evadirem do curso, a partir da perspectiva dos alunos evadidos. A fim de alcançar este objetivo, foi necessário fazermos uma discussão dos possíveis conceitos envolta do que tange a evasão, destacando que neste trabalho consideramos os seguintes casos de evasão: mudança de curso de forma interna, desistência de curso (oficialização), desligamento da instituição ou abandono do ensino superior. Foi de fundamental importância que nos baseássemos a partir das reflexões teóricas de Pierre Bourdieu e Vincent Tinto, a fim de conseguirmos compreender diferentes perspectivas para o mesmo problema que possui tamanha complexidade. Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa possui um cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso. Como ferramenta para coleta de dados, foi utilizado dois questionários online, um para conseguirmos localizar os alunos evadidos e outro para aprofundarmos sobre suas vivências, sentimentos e motivos para o seu desligamento quanto ao curso. Em relação aos resultados obtidos, os ex-alunos destacam que os fatores que influenciaram para sua desistência foram alguns professores, a dificuldade em conciliar o trabalho e estudo, o ambiente interno do curso, a falta de identificação com a docência e o formato remoto das aulas no período pandêmico. Esperamos que este trabalho tenha um cunho de incentivo para o surgimento de novas pesquisas em relação ao tema, abordando diferentes perspectivas, com o intuito de ajudar os cursos de Física-Licenciatura, assim como as universidades a combaterem este fenômeno intricado que é a evasão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62969
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lucas Michael_Pereira_da_Silva.pdf981,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons