Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62969

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Michael Pereira da-
dc.date.accessioned2025-05-09T19:58:39Z-
dc.date.available2025-05-09T19:58:39Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Michael Pereira da. Evasão no curso de Física-Licenciatura: um estudo a partir da perspectiva dos alunos evadidos. 2025. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Física-Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62969-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou identificar quais são os fatores que fazem os estudantes de Física-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA) a evadirem do curso, a partir da perspectiva dos alunos evadidos. A fim de alcançar este objetivo, foi necessário fazermos uma discussão dos possíveis conceitos envolta do que tange a evasão, destacando que neste trabalho consideramos os seguintes casos de evasão: mudança de curso de forma interna, desistência de curso (oficialização), desligamento da instituição ou abandono do ensino superior. Foi de fundamental importância que nos baseássemos a partir das reflexões teóricas de Pierre Bourdieu e Vincent Tinto, a fim de conseguirmos compreender diferentes perspectivas para o mesmo problema que possui tamanha complexidade. Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa possui um cunho qualitativo e trata-se de um estudo de caso. Como ferramenta para coleta de dados, foi utilizado dois questionários online, um para conseguirmos localizar os alunos evadidos e outro para aprofundarmos sobre suas vivências, sentimentos e motivos para o seu desligamento quanto ao curso. Em relação aos resultados obtidos, os ex-alunos destacam que os fatores que influenciaram para sua desistência foram alguns professores, a dificuldade em conciliar o trabalho e estudo, o ambiente interno do curso, a falta de identificação com a docência e o formato remoto das aulas no período pandêmico. Esperamos que este trabalho tenha um cunho de incentivo para o surgimento de novas pesquisas em relação ao tema, abordando diferentes perspectivas, com o intuito de ajudar os cursos de Física-Licenciatura, assim como as universidades a combaterem este fenômeno intricado que é a evasão.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectFísica-Licenciaturapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleEvasão no curso de Física-Licenciatura: um estudo a partir da perspectiva dos alunos evadidos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThe present work sought to identify which factors cause the students of the Physics Teaching program at the Federal University of Pernambuco – Agreste Academic Center (UFPE-CAA) to drop out of the course, from the perspective of the students who dropped out. In order to achieve this objective, it was necessary to discuss the possible concepts surrounding dropout, highlighting that in this work we consider the following cases of evasion: internal course change, course withdrawal (formalization), leaving the institution, or dropping out of higher education. It was of fundamental importance that we based ourselves on the theoretical reflections of Pierre Bourdieu and Vincent Tinto, in order to understand different perspectives on the same problem that has such complexity.Regarding the methodological aspects, this research has a qualitative nature and is a case study. As a tool for data collection, two online questionnaires were used, one to locate the drop-out students and another to delve into their experiences, feelings, and reasons for their disconnection from the course.As for the results obtained, the former students highlighted that the factors that influenced their decision to give up were some professors, the difficulty in balancing work and study, the internal environment of the course, a lack of identification with teaching and the remote format of classes during the pandemic. We hope that this work serves as an encouragement for the emergence of new research on the topic, addressing different perspectives, with the aim of helping the Physics Teaching programs, as well as universities, to combat this intricate phenomenon of evasion.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Lucas Michael_Pereira_da_Silva.pdf981,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons