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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62959
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Título : | Jogo didático: uma estratégia pedagógica para auxiliar no processo de aprendizagem das funções inorgânicas. |
Autor : | SILVA, Vanessa Marília Neris da |
Palabras clave : | Jogos didáticos; Aprendizagem colaborativa; Funções inorgânicas |
Fecha de publicación : | 8-abr-2025 |
Citación : | Silva, Vanessa Marília Neris da. Jogo didático: uma estratégia pedagógica para auxiliar no processo de aprendizagem das funções inorgânicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | O ensino tradicional, baseado apenas em aulas expositivas, têm enfrentado desafios para manter a atenção dos estudantes durante as aulas, o que tem dificultado o trabalho do professor. Dentro desta perspectiva, a adoção de novas metodologias, como o uso de jogos didáticos, tem se mostrado uma alternativa eficaz para tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. No ensino de química, os jogos podem auxiliar na compreensão dos conteúdos, tornando os alunos mais ativos no processo de construção do seu conhecimento. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar como a aplicação de um jogo didático acerca das funções inorgânicas pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino médio. Para isso, o jogo didático “Trilha química- uma jornada inorgânica” foi desenvolvido e aplicado com o intuito de auxiliar os estudantes no seu processo de aprendizagem e analisar como o caráter colaborativo do jogo contribui para uma aprendizagem mais efetiva do conteúdo. Visto que, na realização de atividades que envolvem a colaboração, os estudantes têm acesso a novas possibilidades de obtenção dos conteúdos, à medida que são estimulados a compartilharem ideias e experiências. A obtenção dos dados desta pesquisa foi realizada em três etapas, sendo inicialmente aplicado um questionário para identificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre funções inorgânicas, logo após o jogo didático foi aplicado e duas semanas depois o questionário final foi aplicado com o intuito de verificar se os objetivos propostos foram atingidos. Além disso, a interpretação dos dados desta pesquisa foi realizada a partir de uma análise comparativa entre o questionário inicial e o questionário final e por meio da observação durante a execução do jogo, a fim de verificar características da aprendizagem colaborativa. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo didático contribuiu para a consolidação do conhecimento, evidenciado pela redução significativa dos erros no questionário final. Além disso, o jogo promoveu um ambiente de apoio mútuo, uma vez que, os estudantes foram incentivados a trocar experiências, discutir conceitos, construindo assim um aprendizado mais efetivo em grupo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62959 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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