Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62959

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorSILVA, Vanessa Marília Neris da-
dc.date.accessioned2025-05-09T16:58:30Z-
dc.date.available2025-05-09T16:58:30Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationSilva, Vanessa Marília Neris da. Jogo didático: uma estratégia pedagógica para auxiliar no processo de aprendizagem das funções inorgânicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62959-
dc.description.abstractO ensino tradicional, baseado apenas em aulas expositivas, têm enfrentado desafios para manter a atenção dos estudantes durante as aulas, o que tem dificultado o trabalho do professor. Dentro desta perspectiva, a adoção de novas metodologias, como o uso de jogos didáticos, tem se mostrado uma alternativa eficaz para tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. No ensino de química, os jogos podem auxiliar na compreensão dos conteúdos, tornando os alunos mais ativos no processo de construção do seu conhecimento. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar como a aplicação de um jogo didático acerca das funções inorgânicas pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos do terceiro ano do ensino médio. Para isso, o jogo didático “Trilha química- uma jornada inorgânica” foi desenvolvido e aplicado com o intuito de auxiliar os estudantes no seu processo de aprendizagem e analisar como o caráter colaborativo do jogo contribui para uma aprendizagem mais efetiva do conteúdo. Visto que, na realização de atividades que envolvem a colaboração, os estudantes têm acesso a novas possibilidades de obtenção dos conteúdos, à medida que são estimulados a compartilharem ideias e experiências. A obtenção dos dados desta pesquisa foi realizada em três etapas, sendo inicialmente aplicado um questionário para identificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre funções inorgânicas, logo após o jogo didático foi aplicado e duas semanas depois o questionário final foi aplicado com o intuito de verificar se os objetivos propostos foram atingidos. Além disso, a interpretação dos dados desta pesquisa foi realizada a partir de uma análise comparativa entre o questionário inicial e o questionário final e por meio da observação durante a execução do jogo, a fim de verificar características da aprendizagem colaborativa. Os resultados demonstraram que a utilização do jogo didático contribuiu para a consolidação do conhecimento, evidenciado pela redução significativa dos erros no questionário final. Além disso, o jogo promoveu um ambiente de apoio mútuo, uma vez que, os estudantes foram incentivados a trocar experiências, discutir conceitos, construindo assim um aprendizado mais efetivo em grupo.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectFunções inorgânicaspt_BR
dc.titleJogo didático: uma estratégia pedagógica para auxiliar no processo de aprendizagem das funções inorgânicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0084594250145052pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxTraditional teaching, based solely on lectures, has faced challenges in maintaining students’ attention during classes, which has made the teacher’s work difficult. In this light, the adoption of new methodologies, such as the use of educational games, has proven to be na effective alternative to make education more dynamic and participatory. In chemistry teaching, games can help students understand the content, making them more active in the process of constructing their knowledge. Therefore, the general objective of this academic work is to analyze how the application of na educational game about inorganic functions can contribute to the learning process of “seniors” high school students. In support of, the educational game “Chemical trail – na inorganic journey” was developed and applied with the aim of assisting students in their learning process and analyzing how collaborative education contributed to a more effective way to learn the content. Inasmuch as carrying out activities that involve collaboration, students acquire new possibilities of obtaining the content, as they are encouraged to share ideas and experiences. The data for this research was collected in three stages. Initially, a questionnaire was applied to identify the pupils’ prior knowledge about the subject. Besides that, the educational game was applied to the scholars and two weeks later, the final questionnaire was applied to verify whether the proposed objectives were achieved. In addition, the data analysis for this research was carried out based on a comparative analysis between the initial and final survey, and through observation during the execution of the game, in order to verify characteristics of collaborative learning. The results demonstrated that the use of the pedagogic play contributed to the consolidation of knowledge, evidenced by the significant reduction in errors in the final questionnaire. In addition, the game promoted na environment of mutual support for the students, since they were encouraged to exchange experiences, discuss concepts and build more effective learning in groups.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vanessa Marília Neris da Silva.pdf.pdf5,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons