Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62955
Compartilhe esta página
Título: | Contextualização do ensino de química através de conceitos básicos da astronomia. |
Autor(es): | SANTOS, Elice Moacir dos Santos |
Palavras-chave: | Contextualização; Ensino; Astronomia; Astroquímica |
Data do documento: | 7-Abr-2025 |
Citação: | SANTOS, Elice Moacir dos. Contextualização do ensino de química através de conceitos básicos da astronomia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho tem como propósito investigar a aplicação da astronomia como recurso pedagógico no ensino de química, promovendo uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. A pesquisa analisa como os conceitos astronômicos podem ser incorporados aos conteúdos de química, facilitando a compreensão de temas científicos e despertando o interesse dos estudantes. Através de uma revisão da literatura e da análise de práticas pedagógicas, o estudo revela que a introdução da astronomia no ensino de química enriquece a aprendizagem, proporcionando uma compreensão mais ampla e significativa dos conceitos químicos, além de incentivar a curiosidade e o pensamento crítico. A utilização de atividades práticas e recursos visuais relacionados ao universo favorece uma abordagem mais dinâmica, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e científicas. Conclui-se que a integração da astronomia no ensino de química favorece a formação de indivíduos mais críticos, conscientes e preparados para compreender os fenômenos naturais que nos cercam. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62955 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-VERSÃO FINAL-ELICE MOACIR DOS SANTOS.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons