Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62955

Compartilhe esta página

Título: Contextualização do ensino de química através de conceitos básicos da astronomia.
Autor(es): SANTOS, Elice Moacir dos Santos
Palavras-chave: Contextualização; Ensino; Astronomia; Astroquímica
Data do documento: 7-Abr-2025
Citação: SANTOS, Elice Moacir dos. Contextualização do ensino de química através de conceitos básicos da astronomia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como propósito investigar a aplicação da astronomia como recurso pedagógico no ensino de química, promovendo uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. A pesquisa analisa como os conceitos astronômicos podem ser incorporados aos conteúdos de química, facilitando a compreensão de temas científicos e despertando o interesse dos estudantes. Através de uma revisão da literatura e da análise de práticas pedagógicas, o estudo revela que a introdução da astronomia no ensino de química enriquece a aprendizagem, proporcionando uma compreensão mais ampla e significativa dos conceitos químicos, além de incentivar a curiosidade e o pensamento crítico. A utilização de atividades práticas e recursos visuais relacionados ao universo favorece uma abordagem mais dinâmica, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e científicas. Conclui-se que a integração da astronomia no ensino de química favorece a formação de indivíduos mais críticos, conscientes e preparados para compreender os fenômenos naturais que nos cercam.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62955
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VERSÃO FINAL-ELICE MOACIR DOS SANTOS.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons