Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62955

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Heydson Henrique Brito da-
dc.contributor.authorSANTOS, Elice Moacir dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-09T16:12:24Z-
dc.date.available2025-05-09T16:12:24Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Elice Moacir dos. Contextualização do ensino de química através de conceitos básicos da astronomia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62955-
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito investigar a aplicação da astronomia como recurso pedagógico no ensino de química, promovendo uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. A pesquisa analisa como os conceitos astronômicos podem ser incorporados aos conteúdos de química, facilitando a compreensão de temas científicos e despertando o interesse dos estudantes. Através de uma revisão da literatura e da análise de práticas pedagógicas, o estudo revela que a introdução da astronomia no ensino de química enriquece a aprendizagem, proporcionando uma compreensão mais ampla e significativa dos conceitos químicos, além de incentivar a curiosidade e o pensamento crítico. A utilização de atividades práticas e recursos visuais relacionados ao universo favorece uma abordagem mais dinâmica, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e científicas. Conclui-se que a integração da astronomia no ensino de química favorece a formação de indivíduos mais críticos, conscientes e preparados para compreender os fenômenos naturais que nos cercam.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAstroquímicapt_BR
dc.titleContextualização do ensino de química através de conceitos básicos da astronomia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9964341970052623pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to investigate the application of astronomy as a pedagogical resource in chemistry teaching, promoting a contextualized and interdisciplinary approach. The research analyzes how astronomical concepts can be incorporated into chemistry content, facilitating the understanding of scientific topics and arousing students' interest. Through a review of the literature and the analysis of pedagogical practices, the study reveals that the introduction of astronomy into chemistry teaching enriches learning, providing a broader and more meaningful understanding of chemical concepts, in addition to encouraging curiosity and critical thinking. The use of practical activities and visual resources related to the universe favors a more dynamic approach, contributing to the development of cognitive and scientific skills. It is concluded that the integration of astronomy into chemistry teaching favors the formation of more critical, aware individuals who are prepared to understand the natural phenomena that surround us.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VERSÃO FINAL-ELICE MOACIR DOS SANTOS.pdf1,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons