Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951
Share on
Title: | Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). |
Authors: | SANTOS, Douglas Ferreira dos |
Keywords: | Design; Educação inclusiva; Revisão sistemática; Tecnologias assistivas; Autismo |
Issue Date: | 11-Apr-2025 |
Citation: | SANTOS, Douglas Ferreira dos. Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e Aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este memorial de iniciação científica apresenta os resultados obtidos no Projeto PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) denominado “DESIGN E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, que teve como objetivo geral identificar os principais desafios no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O método adotado seguiu as recomendações PRISMA para condução de revisões sistemáticas. Dessa forma, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Scopus e Web of Science (WoS), entre 13 de setembro e 31 de outubro de 2023, sem fazer o uso de recortes temporais. Como resultados, foram selecionados 27 estudos. Nestes, foram identificadas ferramentas com diferentes finalidades, sendo agrupadas em 5 categorias, a saber: 1 - Auxílio no desenvolvimento social; 2 - Auxílio no desenvolvimento comunicacional; 3 - Desenvolvimento de atividades acadêmicas; 4 - Desenvolvimento de atividades não acadêmicas e 5 - Desenvolvimento cognitivo. Dentro dessas categorias estão recursos de diferentes tecnologias, como dispositivos, robôs, softwares, plataformas, entre outras. Por fim, a pesquisa conseguiu unir diferentes perspectivas acerca da temática proposta, e levantou diferentes inspirações, soluções e necessidades que podem vir a ser implementadas no futuro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951 |
Appears in Collections: | (CAA-ND): TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Memorial de Iniciação Científica - Douglas (3).pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License