Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPICHLER, Rosimeri Franck-
dc.contributor.authorSANTOS, Douglas Ferreira dos-
dc.date.accessioned2025-05-09T15:07:00Z-
dc.date.available2025-05-09T15:07:00Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Douglas Ferreira dos. Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e Aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951-
dc.description.abstractEste memorial de iniciação científica apresenta os resultados obtidos no Projeto PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) denominado “DESIGN E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, que teve como objetivo geral identificar os principais desafios no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O método adotado seguiu as recomendações PRISMA para condução de revisões sistemáticas. Dessa forma, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Scopus e Web of Science (WoS), entre 13 de setembro e 31 de outubro de 2023, sem fazer o uso de recortes temporais. Como resultados, foram selecionados 27 estudos. Nestes, foram identificadas ferramentas com diferentes finalidades, sendo agrupadas em 5 categorias, a saber: 1 - Auxílio no desenvolvimento social; 2 - Auxílio no desenvolvimento comunicacional; 3 - Desenvolvimento de atividades acadêmicas; 4 - Desenvolvimento de atividades não acadêmicas e 5 - Desenvolvimento cognitivo. Dentro dessas categorias estão recursos de diferentes tecnologias, como dispositivos, robôs, softwares, plataformas, entre outras. Por fim, a pesquisa conseguiu unir diferentes perspectivas acerca da temática proposta, e levantou diferentes inspirações, soluções e necessidades que podem vir a ser implementadas no futuro.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROPESQpt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias assistivaspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleDesign e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6796667567225165pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3364365287473678pt_BR
dc.description.abstractxThis scientific initiation report presents the results of the PIBIC Project (Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships) entitled "DESIGN AND INCLUSIVE EDUCATION: A systematic literature review on resources for the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD)," which aimed to identify the main challenges in the teaching and learning process of children with ASD. The study followed PRISMA recommendations for conducting systematic reviews, with searches carried out in the Scopus and Web of Science (WoS) databases between September 13 and October 31, 2023, without applying time restrictions. A total of 27 studies were selected, identifying tools with various purposes, grouped into five categories: assistance in social development, assistance in communicational development, development of academic activities, development of non-academic activities, and cognitive development. These categories encompass resources based on different technologies, such as devices, robots, software, platforms, among others. Overall, the research successfully brought together diverse perspectives on the proposed topic and highlighted various inspirations, solutions, and needs that may be addressed in the future.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-1758-1832pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Memorial de Iniciação Científica - Douglas (3).pdf2,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons