Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PICHLER, Rosimeri Franck | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Douglas Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T15:07:00Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T15:07:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Douglas Ferreira dos. Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e Aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951 | - |
dc.description.abstract | Este memorial de iniciação científica apresenta os resultados obtidos no Projeto PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) denominado “DESIGN E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, que teve como objetivo geral identificar os principais desafios no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O método adotado seguiu as recomendações PRISMA para condução de revisões sistemáticas. Dessa forma, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Scopus e Web of Science (WoS), entre 13 de setembro e 31 de outubro de 2023, sem fazer o uso de recortes temporais. Como resultados, foram selecionados 27 estudos. Nestes, foram identificadas ferramentas com diferentes finalidades, sendo agrupadas em 5 categorias, a saber: 1 - Auxílio no desenvolvimento social; 2 - Auxílio no desenvolvimento comunicacional; 3 - Desenvolvimento de atividades acadêmicas; 4 - Desenvolvimento de atividades não acadêmicas e 5 - Desenvolvimento cognitivo. Dentro dessas categorias estão recursos de diferentes tecnologias, como dispositivos, robôs, softwares, plataformas, entre outras. Por fim, a pesquisa conseguiu unir diferentes perspectivas acerca da temática proposta, e levantou diferentes inspirações, soluções e necessidades que podem vir a ser implementadas no futuro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | PROPESQ | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6796667567225165 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3364365287473678 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This scientific initiation report presents the results of the PIBIC Project (Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships) entitled "DESIGN AND INCLUSIVE EDUCATION: A systematic literature review on resources for the teaching and learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD)," which aimed to identify the main challenges in the teaching and learning process of children with ASD. The study followed PRISMA recommendations for conducting systematic reviews, with searches carried out in the Scopus and Web of Science (WoS) databases between September 13 and October 31, 2023, without applying time restrictions. A total of 27 studies were selected, identifying tools with various purposes, grouped into five categories: assistance in social development, assistance in communicational development, development of academic activities, development of non-academic activities, and cognitive development. These categories encompass resources based on different technologies, such as devices, robots, software, platforms, among others. Overall, the research successfully brought together diverse perspectives on the proposed topic and highlighted various inspirations, solutions, and needs that may be addressed in the future. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-1758-1832 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memorial de Iniciação Científica - Douglas (3).pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons