Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951
Compartilhe esta página
Título: | Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). |
Autor(es): | SANTOS, Douglas Ferreira dos |
Palavras-chave: | Design; Educação inclusiva; Revisão sistemática; Tecnologias assistivas; Autismo |
Data do documento: | 11-Abr-2025 |
Citação: | SANTOS, Douglas Ferreira dos. Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e Aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este memorial de iniciação científica apresenta os resultados obtidos no Projeto PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) denominado “DESIGN E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, que teve como objetivo geral identificar os principais desafios no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O método adotado seguiu as recomendações PRISMA para condução de revisões sistemáticas. Dessa forma, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Scopus e Web of Science (WoS), entre 13 de setembro e 31 de outubro de 2023, sem fazer o uso de recortes temporais. Como resultados, foram selecionados 27 estudos. Nestes, foram identificadas ferramentas com diferentes finalidades, sendo agrupadas em 5 categorias, a saber: 1 - Auxílio no desenvolvimento social; 2 - Auxílio no desenvolvimento comunicacional; 3 - Desenvolvimento de atividades acadêmicas; 4 - Desenvolvimento de atividades não acadêmicas e 5 - Desenvolvimento cognitivo. Dentro dessas categorias estão recursos de diferentes tecnologias, como dispositivos, robôs, softwares, plataformas, entre outras. Por fim, a pesquisa conseguiu unir diferentes perspectivas acerca da temática proposta, e levantou diferentes inspirações, soluções e necessidades que podem vir a ser implementadas no futuro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951 |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memorial de Iniciação Científica - Douglas (3).pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons