Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951

Compartilhe esta página

Título: Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Autor(es): SANTOS, Douglas Ferreira dos
Palavras-chave: Design; Educação inclusiva; Revisão sistemática; Tecnologias assistivas; Autismo
Data do documento: 11-Abr-2025
Citação: SANTOS, Douglas Ferreira dos. Design e educação inclusiva: uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e Aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este memorial de iniciação científica apresenta os resultados obtidos no Projeto PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) denominado “DESIGN E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma revisão sistemática da literatura sobre recursos para o ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, que teve como objetivo geral identificar os principais desafios no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O método adotado seguiu as recomendações PRISMA para condução de revisões sistemáticas. Dessa forma, foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas Scopus e Web of Science (WoS), entre 13 de setembro e 31 de outubro de 2023, sem fazer o uso de recortes temporais. Como resultados, foram selecionados 27 estudos. Nestes, foram identificadas ferramentas com diferentes finalidades, sendo agrupadas em 5 categorias, a saber: 1 - Auxílio no desenvolvimento social; 2 - Auxílio no desenvolvimento comunicacional; 3 - Desenvolvimento de atividades acadêmicas; 4 - Desenvolvimento de atividades não acadêmicas e 5 - Desenvolvimento cognitivo. Dentro dessas categorias estão recursos de diferentes tecnologias, como dispositivos, robôs, softwares, plataformas, entre outras. Por fim, a pesquisa conseguiu unir diferentes perspectivas acerca da temática proposta, e levantou diferentes inspirações, soluções e necessidades que podem vir a ser implementadas no futuro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62951
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial de Iniciação Científica - Douglas (3).pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons