Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62934

Comparte esta pagina

Título : Esportes alternativos como estratégia didática para educação física escolar : uma revisão da literatura
Autor : MELO, Rubens Vinícius Lucindo de
Palabras clave : Cooperação; Diversidade; Educação Física; Esportes Alternativos; Formação Integral; Inclusão
Fecha de publicación : 18-oct-2024
Citación : MELO, Rubens Vinícius Lucindo de. Esportes alternativos como estratégia didática para educação física escolar : uma revisão da literatura. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A incorporação de esportes alternativos nas aulas de Educação Física é uma estratégia que enriquece o currículo escolar e promove uma educação mais inclusiva e diversificada. Este estudo evidencia que, ao explorar modalidades menos convencionais, os educadores podem ampliar o repertório de práticas corporais dos alunos, garantindo que todos se sintam motivados e incluídos, independentemente de suas habilidades físicas. Os esportes alternativos destacam-se por promover cooperação, criatividade e respeito à diversidade, fundamentais para a formação integral dos estudantes. No entanto, sua implementação enfrenta desafios, como resistência à mudança, falta de recursos e a necessidade de capacitação de professores. Superar esses obstáculos exige uma abordagem colaborativa, envolvendo comunicação clara sobre os benefícios e investimento na formação dos profissionais. Assim, a integração estratégica de esportes alternativos, adaptada ao contexto escolar, cria um ambiente de aprendizagem dinâmico que contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62934
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_FINAL__assinado_assinado.pdf342,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons